IBOPE

Nova fase de testes de Coronavírus em Maceió inicia na quinta-feira

Por Bruno Fernandes 02/06/2020 - 14:48
Atualização: 02/06/2020 - 15:00

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Entrevistadores do Ibope que coletaram testes de Covid-19
Entrevistadores do Ibope que coletaram testes de Covid-19

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) inicia nesta quinta-feira, 4, em Maceió, a segunda fase da pesquisa Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19.

O estudo, financiado pelo Ministério da Saúde e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul tem o objetivo de medir o nível de imunização da população em relação ao novo Coronavírus.

A nova etapa segue até o sábado, 6, onde cerca de 250 pessoas serão testadas. A pesquisa é realizada através de um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de Coronavírus nos últimos 30 dias.

O intuito da pesquisa é auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia da Covid-19, baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.

De acordo com nota, divulgada pela Universidade Federal de Pelotas, as pessoas serão entrevistadas e testadas em casa, por meio de um sorteio aleatório e que todos os profissionais portam identificações funcionais e contam com o suporte a distância de profissionais de saúde.

É ressaltado ainda que antes de se submeter ao teste e responder a perguntas sobre a eventual existência de doenças preexistentes e se sentiu algum dos sintomas da Covid-19, um dos moradores da residência selecionada terá que assinar um termo de consentimento.

Seguindo os mesmos passos das últimas fases, as informações referentes às pessoas com resultados positivos serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A primeira fase aconteceu em maio, onde foram realizadas 234 entrevistas na capital, tendo sido todos os entrevistados testados, obtendo quatro testes com resultado positivo.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato