ALAGOAs

Mais de 400 crianças e adolescentes foram infectados pelo Coronavírus, diz boletim

Por José Fernando Martins 02/06/2020 - 08:58
Atualização: 02/06/2020 - 11:22

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Crianças fazem parte do grupo de risco
Crianças fazem parte do grupo de risco

Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou 437 casos de Covid-19 em jovens de 0 a 19 anos. Desse grupo, sete pacientes vieram a óbito. Das mortes, dois meninos e duas meninas tinham menos de dez anos de idade. 

Em maio, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou documento alertando para uma síndrome inflamatória em crianças e adolescentes associada à Covid-19. Conforme a entidade, assim como acontece com os pacientes graves acometidos pelo Coronavírus, o quadro parece ser uma resposta exacerbada do organismo.

Isso é: o corpo reage à infecção provocada pelo vírus com uma grave inflamação generalizada. Os principais sintomas descritos pelos médicos são febre alta e persistente (entre 38°C e 40°C), erupções na pele, conjuntivite não purulenta, edema de mãos e pés, dor abdominal, vômitos e diarreia.

Segundo Protocolo de Manejo Clínico da Covid-19 na Atenção Especializada, do Ministério da Saúde, crianças menores de 5 anos têm condições e fatores de risco a serem considerados para possíveis complicações da síndrome gripal, conjunto de sintomas que pode estar relacionado com o Coronavírus. 

De acordo o Ministério, o maior risco de hospitalizações seria para menores de seis meses, com maior taxa de mortalidade: "Crianças < 5 anos (sendo que o maior risco de hospitalização é em menores de 2 anos, especialmente as menores de 6 meses com maior taxa de mortalidade)".

Alagoas

O boletim epidemiológico da Sesau de segunda-feira, 1º, registrou mais 549 casos e 18 mortes por Covid-19. Dessa forma, Alagoas tem um total de 10.837 casos confirmados do novo Coronavírus e 461 óbitos, até o momento.

Dos infectados, 4.102 estão em isolamento domiciliar e 321 internados em leitos públicos e privados. Outros 5.951 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 2.581 casos em investigação laboratorial.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato