DIÁRIO OFICIAL

Novo decreto mantém medidas de isolamento social até 10 de junho

Escolas, bares, restaurantes, lanchonetes, shoppings, academia e templos religiosos continuam proibidos
Por Bruno Fernandes com Agência Alagoas 31/05/2020 - 13:43
Atualização: 31/05/2020 - 15:46

ACESSIBILIDADE

Felipe Brasil
Novo decreto prorroga as regras de isolamento, funcionamento das atividades comerciais e uso de máscara
Novo decreto prorroga as regras de isolamento, funcionamento das atividades comerciais e uso de máscara

O Governo do Estado prorrogou, por meio do Decreto nº 69.935 publicado na tarde deste domingo, 31, as medidas de enfrentamento à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, em Alagoas.

As regras permanecem as mesmas da versão anterior do documento normativo e seguirão em vigor até as 23h59 do dia 10 de junho, podendo ser prorrogadas ao final desse período.

O decreto deste domingo prorroga e reforça, justamente, as medidas que visam salvar vidas, sobretudo por meio do distanciamento social.

Continua mantido o fechamento de bares, restaurantes, lanchonetes, shoppings, academia, templos religiosos e atividades comerciais em geral, proibição de acesso ao calçadão das orlas lagunar e marítima, e a rios. Também está proibida a permanência em praças, ruas e locais públicos em geral.

Já em relação aos supermercados, continuam as restrições do uso de máscaras e limite de clientes dentro dos estabelecimentos. E agora, cada local poderá atender 50% de sua capacidade.

"Ficam suspensas todas as aulas presenciais nas escolas, universidades e faculdades das Redes de Ensino Pública e Privada no Estado de Alagoas, a partir da 0 (zero) hora do dia 1 de junho até as 23:59h do dia 10 de junho de 2020, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo", explica o documento em relação às escolas.

O procedimento é considerado o mais eficaz pela ciência, pois impede que a curva de contágio pelo novo coronavírus cresça e provoque o colapso do sistema de saúde.

O governador Renan Filho reforçou que as medidas para o enfrentamento da pandemia estão sendo tomadas com base num amplo e permanente diálogo com entidades médicas e o setor produtivo.

“O fundamental é que o Estado utilize todos os mecanismos que tem para intensificar as medidas de isolamento social por um lado e, por outro, fortalecer o sistema de saúde, oferecendo mais leitos", afirmou Renan Filho.

O novo decreto também mantém o rigor da fiscalização na Região Metropolitana de Maceió e Arapiraca. Essas ações foram intensificadas desde a versão anterior do documento.

Além da conscientização sobre o uso de máscaras e respeito ao distanciamento social, o patrulhamento e as abordagens identificam casos de desobediência e de descumprimento às medidas restritivas de circulação e atividades comerciais.

“No último decreto, intensificamos as medidas de fiscalização mais focadas nas regiões e bairros onde havia uma maior incidência de casos e de mortes por coronavírus. Isso colaborou bastante para a elevação do isolamento”, recordou o governador.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato