AÇÃO

Passo de Camaragibe implanta unidade referência para casos da Covid-19

Por Redação 29/05/2020 - 13:41
Atualização: 29/05/2020 - 13:48

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Serviço oferece triagem, diagnóstico, tratamento e monitoramento de pacientes contaminados pelo novo Coronavírus
Serviço oferece triagem, diagnóstico, tratamento e monitoramento de pacientes contaminados pelo novo Coronavírus

Os habitantes de Passo de Camaragibe, no litoral norte de Alagoas, passaram a dispor de um serviço exclusivo para triagens, diagnósticos e tratamentos da Covid-19 e síndromes gripais. A Prefeitura inaugurou esta semana a Unidade Sentinela, que dispõe dos testes rápidos, atendimento médico e de enfermagem, além de fazer o monitoramento à distância dos casos positivos em estágio leve. 

A unidade segue os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde no país. Segundo informa o coordenador do serviço, Sebastião Augusto Pires de Melo, a unidade também permite a permanência do paciente por até 12 horas, a depender da avaliação médica, para estabilidade do quadro de saúde, evitando a superlotação em outros serviços. A inauguração simbólica da unidade foi realizada na última segunda-feira pela prefeita Vânia Câmara com o serviço em funcionamento. 

A nova estrutura da saúde funciona no anexo da Unidade Mista Dr. Carlos Gomes de Barros, no Centro, e possui sete leitos, sendo três deles para homens, três para mulheres e um pediátrico. A prefeitura também adquiriu para o novo serviço uma ambulância para o transporte dos casos mais graves da doença, que serão encaminhados aos hospitais de referência em Maceió. 

O município registra 40 casos confirmados da Covid-19 com um óbito de uma paciente idosa, segundo boletim de acompanhamento divulgado na última terça-feira, 26, pela Secretaria Municipal de SENTINELA Saúde. Do total de casos, 15 são moradores do Centro da cidade. O povoado de Marceneiro, ponto turístico por ter uma das praias mais bonitas do litoral alagoano, chegou a confirmar 7 casos. O boletim mostra 30 casos suspeitos da doença, aguardando resultados de exames, e 108 casos descartados. 

A população também pode contar com o serviço de monitoramento realizado pelos profissionais da saúde pelo telefone (82) 98123- 3915. A prefeita destaca que o projeto tinha por objetivo garantir tranquilidade, assistência e segurança à população. “Nós percebíamos que a população estava insegura e com medo por não dispor na rede pública de saúde um serviço exclusivo para esses casos. A unidade não é um hospital, mas tem condições de dar uma assistência de qualidade nesse momento atual de crise social e saúde”, enfatiza. 

A prefeitura mantém as orientações dos órgãos de saúde e decretos estaduais em relação ao fechamento de empresas, barreiras sanitárias instaladas nas entradas do município e isolamento social para frear a disseminação do novo Coronavírus. Equipes do Programa Saúde da Família (PSF) também estão engajadas na detecção de casos. Todas as secretarias municipais estão com suas atenções voltadas para problemas e soluções relativas à pandemia. Nas redes sociais, a prefeitura informa que numa semana de funcionamento as barreiras sanitárias abordaram 1,2 mil veículos e testaram a temperatura de 2 mil pessoas, medida para evitar a circulação de quem pudesse apresentar sintomas da Covid-19.


Encontrou algum erro? Entre em contato