FLEXIBILIZAÇÃO

Doria libera reabertura restrita de lojas e shoppings em Campinas

Por Com A cidade 27/05/2020 - 16:09

ACESSIBILIDADE

Divulgação
O governador de São Paulo, João Doria
O governador de São Paulo, João Doria

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 27, o "Plano de São Paulo", para flexibilização da quarentena que já dura dois meses para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O plano prevê cinco fases para a reabertura de estabelecimentos fechados pela quarentena. Campinas está na fase 2, chamada de "Controle", que prevê a abertura "com restrições" do comércio de rua, shoppings, escritórios, serviços imobiliários e concessionárias de veículos já a partir da próxima segunda-feira, 1º.

O plano também prevê, no entanto, autonomia para os prefeitos ratificarem ou alterarem pontos do plano, de acordo com necessidades locais.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), anunciou seu plano para reabertura na cidade no último dia 27. Nele, a abertura dos shoppings, por exemplo, estava prevista somente 14 dias depois de seu início.Na manhã desta quarta, o prefeito sinalizou que deve seguir o plano estadual, adequando seu plano em alguns pontos.

A abertura "com restrições" significa a obrigatoriedade do uso de máscaras, adoção de medidas de higiene e distanciamento entre os clientes, além de horários reduzidos. Em Campinas, o prefeito já autorizou a reabertura de concessionárias e escritórios, previsto pelo plano estadual somente a partir da próxima segunda, 1º. Hoje Campinas soma 1.287 casos confirmados com 65 mortes. Só nesta semana Campinas somou 12 registros de mortes pela doença.

O PLANO

No plano estadual, não ha previsão, em nenhuma das cinco fases, para reabertura de escolas. "Isso é mais complexo e está sendo definido pela Secretaria de Educação", disse Doria.

O período de cada fase é de, pelo menos 14 dias, sendo que para evolução é preciso manter os indicadores de saúde estáveis pelo período de incubação do novo coronavírus.Segundo o governo, é prerrogativa do Executivo estadual rever essa classificação durante essas duas semanas, caso haja informações relevantes que exijam, por exemplo, um retorno à fase anterior.

COMO SERÁ

Segundo o Plano São Paulo, a flexibilização deverá ser feita por decreto municipal, podendo ser observados também os planos regionais.Ainda segundo o Estado, são dois os principais pré-requisitos para a flexibilização: a adesão aos protocolos de testagem e a necessidade dos prefeitos apresentarem fundamentação científica para liberação que cite fatores locais de cada cidade.Continuam em avaliação, também, o avanço no número de infectados pela Covid-19; o taxa de ocupação de leitos de UTI e os índices de isolamento social.


Encontrou algum erro? Entre em contato