PANDEMIA

Cientista cotada para assumir Ministério da Saúde fala da falta de hidroxicloroquina em Alagoas

Por José Fernando Martins 16/05/2020 - 15:42
Atualização: 16/05/2020 - 16:17

ACESSIBILIDADE

Reprodução
A imunologista Nise Yamaguchi
A imunologista Nise Yamaguchi

A pesquisadora e médica com doutorado em oncologia e imunologia Nise Yamaguchi, em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, neste sábado, 16, falou sobre a possibilidade de assumir o Ministério da Saúde e, na ocasião, citou a falta de hidroxicloroquina em Alagoas.

Disse que está preparada para enfrentar o que for necessário caso aceite o desafio de lutar contra a Covid-19 no Brasil. "Não é simples, é difícil, mas não depende só de mim. E, sim, do povo e dos dirigentes da nação. Eu assumiria [o cargo] se fosse um conjunto de necessidades e intenções para encontrar uma solução apaziguadora".

Quanto ao uso da hidroxicloroquina, declarou que os tratamentos realizados em países da Europa ainda carecem de evidências médicas. No entanto, defende o uso do medicamento em casos iniciais e leves da Covid-19. "Em casos mais graves, muitos pacientes não possuem condições de receber a hidroxicloroquina".

Sobre Alagoas, destacou que médicos entraram em contato com ela pedindo informações de como adquirir o medicamento. "Em Alagoas, eles estão necessitando da medicação. Vários médicos me pediram para que pudesse existir uma outra maneira de trazer o remédio, que não fosse simplesmente pelo poder público local".

Até o momento, não houve convite formalizado pelo presidente Jair Bolsonaro para que a cientista assuma a pasta máxima da saúde.

Ouça

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato