medicamento polêmico

Vereador pede suspensão da venda de cloroquina nos pet shop

Por Assessoria 16/05/2020 - 09:50
Atualização: 16/05/2020 - 09:54

ACESSIBILIDADE

Assessoria
O vereador Francisco Sales
O vereador Francisco Sales

O vereador Francisco Sales (PSB) encaminhará ao Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública Estadual um pedido de recomendação para suspensão da venda das substâncias de cloroquina e ivermectina nos pet shop, que possuem formulações diferentes do medicamento para humano. 

O pedido ocorre após o recebimento de denúncia de que pessoas estão realizando a compra e fazendo o uso desses medicamentos que são exclusividade do uso veterinário. O parlamentar alerta que as pessoas estão apreensivas para fazer o uso das duas substâncias indicadas no tratamento para a Covid-19 e como não encontram nas farmácias, que estão tendo dificuldades para manter seus estoques, acabam recorrendo aos pets shop. 

“Mas existe um risco muito grande nisso. São remédios com o mesmo nome, mas a indicação e a substância são diferentes, trazendo um sério risco à saúde de qualquer cidadão. Por isso é necessário que haja a suspensão ou o controle dessa venda”, afirmou Francisco Sales. 

O próprio Conselho Federal de Farmácia (CFF) já havia alertado que os medicamentos veterinários possuem formulações diferentes do medicamento para humano. Tanto que eles são registrados no Ministério da Agricultura, enquanto os medicamentos para humano são registrados na Anvisa.

No pedido formulado, o vereador sugere que não havendo a possibilidade da suspensão da venda, que ela seja feita de forma restrita apenas com receituário do médico veterinário, já que é uma forma de limitar o acesso as medicações. 

Além de enviar o pedido ao Ministério Público e a Defensoria, o vereador ainda irá oficiar a Vigilância Sanitária em Maceió, o Conselho Regional de Farmácia (CRF/AL), e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL).

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato