PACIENTES ASSINTOMÁTICOS

Coronavírus pode causar danos auditivos, revela estudo

Artigo deixa em alerta comunidade científica sobre uma possível nova sequela
Por Bruno Fernandes 15/05/2020 - 14:07
Atualização: 15/05/2020 - 14:30

ACESSIBILIDADE

Getty Image
Coronavírus pode causar problemas auditivos em pessoas assintomáticas
Coronavírus pode causar problemas auditivos em pessoas assintomáticas

Um estudo do Departamento de Otorrinolaringologia, da Faculdade de Medicina de Qena, do Egito, revelou que o novo Coronavírus pode causar problemas auditivos em pessoas assintomáticas, ou seja, aquelas que foram infectadas, mas que não apresentaram sintomas.

Conduzido pelo professor Mohamed Wael Mustaf, a pesquisa contou com a participação de 20 pessoas diagnosticadas com a Covid-19, doença causada pelo vírus, e revelou que, após exames, tons puros de alta frequência e as amplitudes das células ciliadas, responsáveis pela sensibilidade auditiva, sofreram alterações no grupo testado.

O artigo, publicado no American Journal of Otolaryngology em 10 de abril, explica que foram examinadas pessoas entre 20 e 50 anos para evitar qualquer alteração auditiva relacionada à idade. Pacientes com sintomas definidos de infecção por Covid-19 e pacientes com histórico de perda auditiva ou história de causa conhecida de perda auditiva também foram excluídos da amostra examinada.

Apesar do resultado, o artigo salienta que várias infecções virais podem causar perda auditiva. A perda induzida por esses tipos de vírus pode ser congênita ou adquirida. Além disso, certas infecções virais podem danificar diretamente as estruturas do ouvido interno, outras podem induzir respostas inflamatórias que causam esse dano e outras ainda podem aumentar a suscetibilidade ou infecção bacteriana ou fúngica, levando à perda auditiva. 

Resultado

As emissões otoacústicas, que são o som gerado a partir da orelha interna, tiveram um resultado alterado. A conclusão no entanto não quer dizer que a audição estava afetada, mas sim que a função das células de sensação para o som não estavam tão efetivas, que é um dos objetivos do teste de Emissões otoacústicas (EOA), que tem como função avaliar a eficiência das células ciliadas que são as responsáveis pela sensação do som. O teste, inclusive, pode ser realizado na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

As dez pessoas acometidas por Covid-19, mesmo sem sintomas, foram submetidas a esse teste e apresentaram uma amplitude reduzida. A fonoaudióloga e professora da Uncisal, Luciana Castelo Branco, explica que o estudo é apenas o início, visto que, além de ser necessária a avaliação de mais pessoas diagnosticadas com Coronavírus, seria o adequado ter realizado o exame antes da infecção e durante, para saber e identificar uma possível relação. 

“É um estudo de grande relevância, pois faz um alerta para sinais auditivos que podem ser comprometidos, mesmo na ausência dos sintomas”. A especialista explica ainda que o artigo publicado gera um alerta para a comunidade científica sobre a possibilidade de um novo sintoma ser gerado pela Covid-19. 

“O artigo avaliou 20 pessoas então não tem um número significativo para representar uma população e isso deve ser levado em consideração. Sabemos que é uma doença respiratória devido a uma rede inflamatória que o vírus vai desencadear e ainda não temos estabelecido se de fato vai afetar o sistema auditivo, mas esse estudo gera um alerta para servir de base para o desenvolvimento de novas pesquisas".

O resultado, no entanto, não quer dizer que as pessoas afetadas responderam menos aos estímulos sonoros. “Na audiometria nós verificamos quantitativamente se o paciente tem uma resposta menor aos estímulos sonoros. O resultado deste estudo mostra que ao avaliar a função das células de sensação, elas não estavam sua função com eficiência, mas mesmo assim a quantidade de audição permaneceu normal”, avalia.

O dano do sistema auditivo secundário a infecções virais é tipicamente intracoclear, relata o documento, porém, alguns vírus também podem afetar o tronco cerebral auditivo. Mecanismos de lesão do sistema auditivo periférico podem incluir danos virais diretos ao órgão. “Podemos dizer que é interessante realizar esse exame para saber a situação auditiva após o diagnóstico do Coronavírus, entretanto ainda não existe um consenso de indicar o exame para todas as pessoas afetadas. 

A professora Luciana diz ainda que talvez surja um alerta para aqueles que apresentem sintomas auditivos,mas mesmo sem sintomas auditivos, esse exame já mostra uma disfunção nas células de sensação do som. “Não podemos dizer que esse exame é indicado como uma forma de prevenção, ele não vai prevenir o acometimento auditivo, vai servir apenas como monitoramento da condição auditiva da pessoa diagnosticada com Coronavírus”.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato