PANDEMIA DESCONTROLADA

Alagoas perdeu controle do Coronavírus, diz Imperial College

Estado é o quinto do Nordeste com o pior índice de isolamento social
Por Bruno Fernandes com Diário de Pernambuco 11/05/2020 - 14:32
Atualização: 11/05/2020 - 14:52

ACESSIBILIDADE

Ascom Sinturb
Medidas para enfrentamento da Covid-19 ainda não surtiram efeito
Medidas para enfrentamento da Covid-19 ainda não surtiram efeito

Um estudo divulgado na sexta-feira, 9, pelo Imperial College, de Londres, mostra que a Covid-19 está descontrolada em Alagoas e em outros 15 estados do país.

Além de Alagoas, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão,Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais teriam perdido o controle da pandemia.

A pesquisa, assinada por 59 pesquisadores do Centro de Análise Global de Doenças Infecciosas (CAGDI), estima que as intervenções reduziram a mobilidade no Brasil em 29%, o que provocou uma queda de 54% no número de reprodução viral (Rt), ainda insuficiente para conter a expansão acelerada da doença.

Como comparação, estudos feitos na Itália mostraram que a quarentena reduziu a mobilidade em 53% e a Rt em 85%, levando o indicador significativamente abaixo de 1.

No Brasil, número de reprodução chegou a ser de 2,81 no final de abril (ou seja, cada brasileiro passava o Coronavírus para quase 3 pessoas), segundo as previsões de curto prazo feitas pelo instituto. Na previsão, até o começo desta semana, o número era 1,49.

O trabalho publicado analisou os 16 estados com números de mortes suficientes para gerar resultados estatísticos confiáveis. Em todos eles, o Rt está acima de 1: o menor indicador é o de Santa Catarina, com 1,14 (variando de 0,91 a 1,38), e o maior, o do Pará, com 1,90 (de 1,57 a 2,31).

Por causa disso, os pesquisadores recomendam que o país tome ações mais duras para evitar a propagação da doença. O estudo afirma também que o fechamento de escolas e diminuição da mobilidade da população ajudou a diminuir o número de reprodução do vírus.

O centro de análise de doenças infecciosas do Imperial College é considerado um dos principais do mundo na elaboração de modelos matemáticos para estimar a evolução de pandemias e orientar a formulação de políticas de saúde.

Vale ressaltar que Alagoas é o quinto estado nordestino com o pior índice de isolamento social, segundo levantamento divulgado na sexta-feira, 8, pela startup Inloco, que monitora a localização de celulares de todo o Brasil.

Os dados apontam uma diminuição no número de alagoanos que estão cumprindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e se mantendo em isolamento.

Apenas 40,5% da população alagoana está cumprindo o isolamento social e evitando sair às ruas. No dia 2 de maio o índice era de 42,5%. Com esse índice, Alagoas é o 12º colocado no País.

Ontem, 10, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou mais 12 mortes e 86 casos de Covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o estado contabilizou, até o momento, um total de 2.258 infectados pelo novo Coronavírus e 126 óbitos. 

Em relação aos curados, o boletim informou que 1.062 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato