CORONAVÍRUS

Familiares 'sequestram' paciente de hospital por não acreditarem em diagnóstico

Caso aconteceu em Limoeiro de Anadia; outros três membros da mesma família também estão com Covid-19
Por Com assessoria 11/05/2020 - 12:40
Atualização: 18/05/2020 - 16:11

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Vigilância Sanitária teve que intervir; paciente precisa ser internado
Vigilância Sanitária teve que intervir; paciente precisa ser internado

Um paciente com teste confirmado para Covid-19 foi retirado de unidade de saúde de Limoeiro de Anadia por familiares que não acreditaram no diagnóstico médico. O caso aconteceu na sexta-feira, 8.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente deu entrada na Unidade Mista com sintomas de desconforto respiratório e foi submetido a um teste rápido. 

Identificando um quadro de baixo oxigênio no sangue, a equipe que o atendeu prosseguiu com o protocolo, solicitando transferência para um hospital de referência – o que cabe ao setor de regulação de leitos do Estado.

Porém, familiares decidiram remover o paciente da unidade sem consentimento da equipe hospitalar, levando-o de volta para o domicílio com estado de saúde comprometido.

Ainda conforme a pasta, os familiares não acreditaram no resultado do exame e, mesmo a equipe tendo alcançado a vaga, não quiseram efetuar a internação. 

A equipe do hospital chegou a solicitar escolta policial para buscar o paciente, uma vez que os familiares se negaram a cumprir com as recomendações.

No sábado, 9, uma equipe da Vigilância Sanitária se locomoveu mais uma vez à casa do paciente, confirmando o diagnóstico de Covid-19 também em outros três familiares por meio de teste rápido. 

As equipes seguem monitorando a todos, enquanto aguarda uma nova vaga no hospital – uma vez que a primeira foi perdida após a evasão.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato