PANDEMIA

Secretário alerta sobre falta de leitos de UTI para pacientes com Covid-19

Por José Fernando Martins 04/05/2020 - 20:39
Atualização: 04/05/2020 - 21:25

ACESSIBILIDADE

Carla Cleto
O secretário de Saúde Alexandre Ayres
O secretário de Saúde Alexandre Ayres

O secretário de Estado da Saúde (Sesau) Alexandre Ayres, em coletiva de imprensa, realizada no início da noite desta segunda-feira, 4, alertou sobre a falta de leitos em Alagoas por causa da Covid-19. "É um ponto que tem tirado meu sono", frisou. Segundo o chefe da pasta, a ocupação diária dos leitos tem crescido rapidamente. 

Dos 430 leitos criados pela Sesau para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo Novo coronavírus, 222 estavam ocupados até as 13h desta segunda-feira. Os números correspondem a 54% do total – 75 pacientes estão em leitos de UTI, sete em leitos intermediários e 143 em enfermaria. 

"Só em Maceió, nós temos 100 leitos disponíveis de UTI e desses 62 já estão ocupados. Dois hospitais privados da capital anunciaram que estão sem leitos", informou. Ayres aproveitou e criticou as pessoas que têm confundido a quarentena com férias antecipadas: "A orla continua muito cheia, as pessoas fazendo caminhadas e corridas como se nada estivesse acontecendo".

Em entrevista à TV Pajuçara, o governador Renan Filho também externou a mesma preocupação e afirmou que o governo trabalha para, até 15 de maio, chegar a mil leitos disponíveis e exclusivos para o tratamento de pacientes com a Covid-19.

“Amanhã, vamos abrir mais 20 leitos em Arapiraca, sendo 10 de UTI e 10 clínicos; na quarta, mais 40 leitos clínicos no Hospital Veredas, em Maceió; e na sexta-feira, abriremos mais 20 no Hospital da Mulher. Até o dia 15 de maio, vamos entregar o Hospital Metropolitano, que terá 30 leitos de UTI e 130 clínicos. Chegaremos, até o dia 15, a mil novos leitos em Alagoas só para tratar Covid. Esse é um esforço gigante, nunca feito no Estado, e por isso a gente precisa da colaboração de todos”, concluiu.

Até o momento, Alagoas tem um total de 1.538 casos confirmados do novo Coronavírus com 72 mortes.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato