ALAGOAS

Faculdade antecipa formatura para que alunos atuem contra o Coronavírus

Por Bruno Fernandes 07/04/2020 - 14:10
Atualização: 07/04/2020 - 14:59

ACESSIBILIDADE

© CHINA DAILY/Reuters/direitos reservados via Agência Brasil
Coronavírus causa mortes pelo mundo
Coronavírus causa mortes pelo mundo

O Grupo Tiradentes, responsável pelo Centro Universitário Tiradentes, em Alagoas, resolveu nesta terça-feira, 7, antecipar a formatura de alunos matriculados no último período dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

A antecipação passou a ser permitida pela portaria Nº 374 de 3 de abril do Ministério da Educação. A medida serve para que os futuros profissionais atuem exclusivamente nas ações de combate à pandemia do novo Coronavírus.

Entre os requisitos, os alunos devem já ter cumprido carga horária igual ou superior a 75% do internato médico ou estágio supervisionado para os demais cursos. O registro profissional será provisório.

Os alunos com interesse em atuar no combate à pandemia já podem, por meio do Magister (sistema interno do centro universitário), requerer a antecipação da colação de grau, e, conforme agendamento, poderão se dirigir até a unidade de ensino para retirada da declaração.

Publicidade

Continua após a publicidade

Com este documento em mãos será possível requerer, diretamente com os devidos conselhos, um registro temporário para uso enquanto durar a situação de emergência de saúde pública.

A Universidade Aberta do Sistema de Saúde - UNA-SUS emitirá um certificado de participação do profissional no esforço de contenção da pandemia do COVID-19, com a respectiva carga horária.

Após findado esse processo de validação das horas trabalhadas, além das atividades complementares, verificação da participação no Enade e inexistência de qualquer pendência acadêmica ou administrativa, as instituições emitirão o diploma de conclusão de curso para que o profissional possa requerer o registro profissional definitivo.

Diante da recorrência de questionamentos acerca dos aspectos financeiros, o Grupo Tiradentes informou que entende que a definição de uma política única não seria a mais adequada às mais diversas realidades e por isso instituiu uma equipe capacitada para estudar os impactos da formatura antecipada no cumprimento financeiro do contrato de cada aluno. Todos os detalhes podem ser conferidos no comunicado emitido pela instituição de ensino.


Encontrou algum erro? Entre em contato