PANDEMIA

Sobe para 31 número de casos de Covid-19 em Alagoas

Por José Fernando Martins 06/04/2020 - 17:42
Atualização: 06/04/2020 - 18:45

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Coronavírus em números
Coronavírus em números

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira, 6, que houve aumento no número de casos de infectados pelo Coronavírus em Alagoas. Até o momento foram diagnosticadas 31 pessoas com Covid-19. 

Durante live transmitida pelas redes sociais na tarde de hoje, o governador Renan Filho (MDB) informou que, caso o presidente Jair Bolsonaro, em decreto, vete a quarentena horizontal, os estados deverão obedecer. 

"O estado não pode ir contra um decreto presidencial. Quem tem esse poder é o Congresso", explicou Filho. O fim da reclusão voltou a ser temida devido à suposta demissão do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

Porém, Bolsonaro, conforme a revista Veja, teria voltado atrás da exoneração. Outro assunto bastante discutido pelo governo federal é o uso da cloroquina em pacientes com Covid-19.

No entanto, segundo o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, os pacientes de Alagoas não estão recebendo esse tipo de tratamento. 

"O uso desse medicamento é aconselhado para casos mais sérios, que não temos no momento. Mas hospitais de Alagoas têm permissão para administrar a cloroquina nos pacientes", disse. 

E ponderou sobre os efeitos colaterais informando que a cloroquina pode afetar o funcionamento do coração. A medicamento é conhecido pela sua eficácia no tratamento de doenças como malária, lúpus e artitre reumatoide.

Balanço

Alagoas tem 308 casos em investigação e 510 descartados. Os dados constam do Boletim Epidemiológico 31, emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

O Estado segue com dois óbitos confirmados por Covid-19, após exames realizados no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). O primeiro, confirmado no dia 31 de março, um aposentado de 64 anos; já o segundo, cujo resultado foi divulgado na sexta-feira, 3. O paciente tinha 78 anos e também era aposentado. Ambos residiam em Maceió.

Quanto aos casos confirmados, 26 residem no Estado, sendo 22 em Maceió e quatro no interior, uma vez que Porto Real do Colégio tem um caso, Marechal Deodoro aparece com dois e Palmeira dos Índios surge um caso. 

As outras cinco pessoas que testaram positivo para a Covid-19 residem no Rio de Janeiro (2), em Brasília (2) e em São Paulo (1). 

Ainda de acordo com a Sesau, dos 31 casos confirmados em Alagoas para a Covid-19, 10 já finalizaram o isolamento domiciliar e não apresentam mais sintomas da doença.

Brasil

O Brasil chegou a 553 mortes em razão da pandemia do novo coronavírus. O número representa um aumento de 13% em relação a ontem (5), quando foram registrados 486 óbitos.

São Paulo segue como epicentro da pandemia com mais da metade das mortes de todo o país (304). O estado é seguido por Rio de Janeiro (71), Pernambuco (30), Ceará (29) e Amazonas (19).

Além disso, foram registradas mortes no Paraná (11), Distrito Federal (10), Santa Catarina (10), Minas Gerais (nove), Rio Grande do Norte (sete), Rio Grande do Sul (sete), Espírito Santo (seis), Goiás (cinco), Paraíba (quatro), Sergipe (quatro), Piauí (quatro), Pará (três), Maranhão (duas), Alagoas (duas), Rondônia (uma), Roraima (uma), Mato Grosso (uma) e Mato Grosso do Sul (uma).

Já o número de casos passou a casa dos 12 mil (12.056). O número marca um crescimento de 8% em relação a ontem, quando o balanço do Ministério da Saúde marcou 11.130. A taxa de letalidade do país ficou em 4,4%.


Encontrou algum erro? Entre em contato