Saúde

Ufal antecipa formatura de estudantes de Medicina para combate à Covid-19

Por Sofia Sepreny 06/04/2020 - 09:28
Atualização: 06/04/2020 - 11:12

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Coronavírus em números
Coronavírus em números

Diante da autorização do Ministério da Educação de antecipar a formatura de estudantes de Medicina para que  possam colaborar nas ações de combate ao Coronavírus, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza nesta segunda-feira, 6, a colação de grau individual de 40 novos médicos. 

A portaria Nº 374, do dia 3 de abril, foi publicada hoje, 6, no Diário Oficial da União e vale para as instituições federais de ensino do país. A colação de grau foi antecipada para aqueles alunos que cumpriram 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado.

"O processo começou com a avaliação dos alunos do 12º período, que já estavam finalizando o internato. Eles, que colariam grau em maio, possuem atividades cumpridas para uma formação consolidada", explicou a diretora da Faculdade de Medicina (Famed), professora Iasmin Duarte.

Segundo o professor Davi Costa, coordenador do curso de Medicina, a turma tem 97% da carga horária cumprida e os formandos estão aptos ao mercado de trabalho. "É uma grande contribuição da universidade pública à sociedade alagoana e brasileira, entregando bons profissionais aptos a atuar na rede pública de saúde e na pandemia da Covid-19”.

De acordo com a o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Ufal, a solenidade acontece em processo simples em tempos de prevenção ao coronavírus. Cada estudante presta juramento individual do lado de fora do departamento, assina o documento e assim vai seguindo por ordem alfabética. 

O processo começou hoje às 9h e têm previsão de término ao meio-dia. A seleção e alocação dos profissionais será articulada com os órgão de saúde municipais, estaduais e distritais. Para as ações de combate à Covid-19, o Ministério da Saúde emitirá um registro profissional provisório.

O MEC também autorizou a formatura de alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia para atuação nas ações de combate à pandemia. No entanto, a Ufal ainda não informou como se dará a formatura desses profissionais. 


Encontrou algum erro? Entre em contato