Limoeiro de Anadia

Prefeito distribui renda a famílias carentes afetadas por medidas de prevenção

Por Redação 04/04/2020 - 09:47

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Prefeitura de Limoeiro coloca em prática iniciativas adotadas em outros estados, como a pulverização de equipamentos
Prefeitura de Limoeiro coloca em prática iniciativas adotadas em outros estados, como a pulverização de equipamentos

O prefeito de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues, é um defensor do isolamento social como estratégia para frear a disseminação do novo Coronavírus. Por decreto, ele implantou no município as orientações dos organismos de saúde e do governo estadual, suspendendo as atividades comerciais consideradas não essenciais, além daquelas que exigissem ou favorecessem a aglomeração de pessoas. 

A técnica da sanitização é um processo reconhecido pela Anvisa
A técnica da sanitização é um processo reconhecido pela Anvisa

Limoeiro é um município pobre, encravado na região Agreste de Alagoas e com a população predominantemente rural. Para reduzir os impactos dessa medida [quarentena] na economia local, que ainda padece os efeitos da crise econômica iniciada em 2014, e também auxiliar as famílias carentes que contavam com a merenda escolar para alimentar os filhos, o prefeito instituiu o Benefício Emergencial (BEM), um programa social para distribuição de renda. O BEM foi criado em março para atender 1.300 famílias com um auxílio de R$ 70. 

O benefício é pago na moeda local, chamada Livre, para que, dessa forma, seja garantido que o dinheiro circule no município. A maioria dos estabelecimentos de Limoeiro aderiu à moeda, que está conseguindo movimentar e aquecer as vendas no comércio local. Para conseguir acesso ao BEM, as famílias precisam ter filhos matriculados na rede pública e ser beneficiária do Bolsa Família.

A prefeitura também distribuirá 2 mil cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade utilizando o cadastro do BEM. Limoeiro já dispõe, desde o ano passado de outro programa social, chamado de Renda Melhor e cujos beneficiários recebem igualmente R$ 70 de auxílio. Durante a situação emergencial decorrente da pandemia, essas famílias também terão acesso ao cartão BEM.

O prefeito Marcelo Rodrigues faz apelo para população
O prefeito Marcelo Rodrigues faz apelo para população

“A prefeitura está organizada, fazendo sua parte. Eu peço à população que fique em casa; que aconselhe aos parentes e amigos fazerem o mesmo. Esse momento vai passar, mas temos que fazer a nossa parte com responsabilidade”, comenta Marcelo. Em relação as medidas para contenção ao novo Coronavírus, a prefeitura de Limoeiro coloca em prática iniciativas adotadas em outros estados, como a pulverização de equipamentos e prédios públicos com produto químico para desinfecção. 

A técnica da sanitização, é um processo reconhecido pela Anvisa no combate ao patógeno e que garante a segurança de quem precisa circular pela cidade, segundo enfatiza Marcelo Rodrigues. Esta semana, o município de Limoeiro de Anadia respirou aliviado com o resultado negativo para Coronavírus no teste realizado em uma paciente, moradora do distrito de Pé Leve. A paciente apresentava insuficiência respiratória e foi encaminhada para assistência no Hospital Regional de Arapiraca, que é referência para esses casos. O resultado do exame foi anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato