PANDEMIA

Coronavírus faz segunda vítima em Alagoas

Por José Fernando Martins com Sesau 03/04/2020 - 18:35
Atualização: 03/04/2020 - 19:45

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Números do Coronavírus
Números do Coronavírus

O número de casos confirmados de Covid-19, em Alagoas, de 18 saltou para 23, sendo duas vítimas fatais. As informações são do secretário de Estado de Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, durante live transmitida pelo Facebook, no início da noite desta sexta-feira, 3. 

De acordo com a pasta, dos casos confirmados em Alagoas, 19 residem no Estado, sendo 17 em Maceió e dois no interior, nos municípios Porto Real do Colégio e Marechal Deodoro. As outras quatro pessoas que testaram positivo para Coronavírus residem no Rio de Janeiro (2) e em Brasília (2).


Quanto aos dois óbitos confirmados, após exames realizados no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), ambos residiam na capital. O primeiro, confirmado na terça-feira, 31, era um aposentado de 64 anos; já o segundo, cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira (03/04), tinha 78 anos e era também aposentado.

A primeira morte, de José Dagmar Xavier da Costa, 63 anos, causou polêmica após família acusar a Saúde do Estado de negligência. Já o segundo caso, o idoso viajou para a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo. Em Maceió, começou a sentir os sintomas e morreu após 48 horas de internação em uma unidade de pronto atendimento. 

Boletim

Em relação aos casos descartados por meio de exames laboratoriais, o Boletim Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) informa que são 364 em Alagoas. Já os casos em investigação para a Covid-19, são 315.

Dos 23 casos confirmados em Alagoas para a Covid-19, nove já finalizaram o isolamento domiciliar e não apresentam mais sintomas da doença. O Boletim Epidemiológico 28 aponta, ainda, que além das duas pessoas que evoluíram para óbito, quatro continuam hospitalizadas, três receberam alta médica e cinco estão em isolamento domiciliar.

"Nós precisamos reforçar o pedido à população para o isolamento domiciliar. As problemas estão achando que o problema já passou e estão começando a relaxar. O desafio não é só do poder público, precisamos do entendimento da população para não termos um problema muito sério em Alagoas", alerta Ayres.

A live contou com a participação de Luciana Pacheco, diretora médica do Hospital Escola Helvio Auto, que falou sobre como funciona os testes para diagnosticar o Covid-19. "O padrão ouro para diagnóstico é o teste em que se faz a coleta de secreção nasal. Um teste trabalhoso que leva seis horas para ser realizado. Outro teste utilizado é o sorológico, que mede anticorpos que o corpo produz contra o vírus. É um exame bom para saber o quanto a população está infectada", esclareceu.

Assista

Confira o gráfico



Encontrou algum erro? Entre em contato