SEM FUNDAMENTOS

Confira cinco fake news relacionadas ao Coronavírus

Por Arthur Fontes - Estagiário sob supervisão com agências 03/04/2020 - 15:24
Atualização: 03/04/2020 - 16:15

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Muitas informações compartilhadas nas redes sociais sobre o coronavírus não têm fundamentos científicos
Muitas informações compartilhadas nas redes sociais sobre o coronavírus não têm fundamentos científicos

Desde o início da pandemia e da quarentena, as redes sociais, principalmente Whatsapp e Facebook, se encheram de ''conselhos'' para se proteger do Coronavírus.

Muitos são apresentados como de autoria de um médico ou de uma enfermeira e, consequentemente, as informações compartilhadas não apresentam fundamento científico podendo ser até perigosas. 

Confira cinco fake news relacionadas à Covid-19:

1. Vacina contra a gripe

Existem diversas famílias de vírus como a do Coronavírus, à qual pertence a Covid-19. A vacina específica contra a gripe não pode, desta forma, evitar a contaminação ao novo Coronavírus. 

Por outro lado, especialistas acreditam que, se a população se vacinar contra a gripe, será mais fácil identificar os contaminados pela Covid-19, já que alguns sintomas são similares. 

Até o momento, não há vacinas ou medicamentos com eficácia confirmada contra o novo Coronavírus, apesar dos diversos estudos e pesquisas em andamento.

2. Vitamina D ou banho de sol

Outra recomendação nas redes é tomar banho de sol ou ingerir vitamina D para eliminar o Coronavírus. Segundo publicações sem embasamento científico, o calor eliminaria a Covid-19. A informação é rebatida pelos especialistas e pela própria OMS. 

Eles lembram que o vírus é resistente à temperatura média do corpo. A OMS salienta que a Covid-19 se espalhou em países tanto de clima quente como frio.

Em comunicado oficial, a Sociedade Brasileira de Infectologia desmente que recomendou a população brasileira a reforçar a imunidade contra o Coronavírus com vitamina D.

Publicidade

Continua após a publicidade

3. Prender a respiração durante dez segundos

 Em posts compartilhados no Facebook, médicos de Taiwan, China e Japão estariam propondo uma "simples verficação" para as pessoas identificarem se foram contaminadas pelo coronavírus ou não. 

Esses "especialistas" sugerem prender a respiração dez segundos. Se a pessoa conseguir ficar sem sentir desconforto, significa que ele "não tem fibrose pulmonar", doença que tem relação com o Coronavírus.

4.Cloroquina – a ''cura'' do coronavírus

O Ministério da Saúde (MS) fez um alerta na última sexta-feira, 27, sobre o uso do medicamento cloroquina no combate ao Coronavírus. 

O remédio sumiu de muitas farmácias desde que o presidente Jair Bolsonaro passou informar que o país estaria no caminho de encontrar uma medicação de combate ao Coronavírus.

5. Cadastro para receber álcool em gel de cervejaria

A proposta parecia tentadora, com o aumento do número de casos o álcool em gel tornou-se mais escasso no país inteiro, um link amplamente compartilhado no WhatsApp prometia a distribuição gratuita do produto pela Ambev.

A cervejaria veio a público desmentir a informação e tudo não passava de uma tentativa de golpe para subtrair dados pessoais.


Encontrou algum erro? Entre em contato