EM 20 MINUTOS

Alagoas começa testagens rápidas em profissionais de saúde e segurança

Por Redação com Agência Alagoas 03/04/2020 - 15:14

ACESSIBILIDADE

Igor Nascimento
Mais de 7.200 testes rápidos foram recebidos do MS e enviados às unidades de saúde pela Sesau
Mais de 7.200 testes rápidos foram recebidos do MS e enviados às unidades de saúde pela Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu mais de 7.200 testes rápidos do Ministério da Saúde para diagnóstico da Covid-19. Eles serão utilizados para atender, prioritariamente, os profissionais que atuam nos serviços de saúde.

Além dos profissionais que estarão na linha de frente no combate ao Coronavírus, agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal também terão direito aos testes.

O objetivo do Governo de Alagoas é diminuir o afastamento destes profissionais que estão atuando na linha de frente contra os efeitos do novo coronavírus no estado.

Ainda nesta sexta-feira, 3, mais testes rápidos foram direcionados para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para a realização dos procedimentos de testagem nos integrantes da segurança.

 “Ao atender profissionais que atuam nos serviços de saúde e segurança, temos a certeza de que estamos contribuindo efetivamente para diagnosticar, de forma célere, quem está trabalhando diretamente nesse front para mitigar os efeitos da Covid-19 em nosso Estado”, explica o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Com resultado em até 20 minutos, os testes rápidos são indicados apenas para os profissionais dos serviços de saúde e da segurança.

Os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos.

O Ministério da Saúde ressalta que esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico. “Portanto, o teste deve ser usado como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico da Covid-19. Resultados negativos não excluem a infecção por SARS-CoV-2”, informa o Ministério da Saúde.


Encontrou algum erro? Entre em contato