ASSISTA

Saiba como usar máscaras caseiras corretamente

Por José Fernando Martins 03/04/2020 - 12:45
Atualização: 03/04/2020 - 14:01

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Dr. Jorge Luiz, do Instagram @dr.biosseguranca
Dr. Jorge Luiz, do Instagram @dr.biosseguranca

O professor, Dr. Jorge Luiz, do Instagram @dr.biosseguranca, usou a rede social para alertar aqueles que estão usando máscaras caseiras como forma de prevenção contra o Coronavírus.

O especialista alerta: "as máscaras caseiras são paliativas e não substituem as produzidas em grande escala e para uso médico".

Publicidade

Continua após a publicidade

O motivo é que o tamanho da porosidade, os "buraquinhos", desses materiais é muito maior que o tamanho do vírus.

“Então, mesmo usando essas máscaras, mantenha o distanciamento de no mínimo 1,5 metro de outra pessoa e nunca toque na parte frontal da máscara”, orientou.

Assista

Ver essa foto no Instagram

Essas máscaras (de pano, filtro de café, lenço umedecido...) Não são tão eficientes para reter o vírus. ?? O motivo, é que o tamanho da Porosidade, os "buraquinhos", desses materiais (o espaço entre as fibras é maior que 100, alguns 200, 300 micrometros) é muito maior que o tamanho do vírus (que é no máximo 0,14 micrometros, e a gotícula que " carrega ele" tem 12 micrometros). ?? Diante disso, é importante estar consciente que mesmo com a máscara caseira, o vírus poderá entrar no seu corpo. ?? então, mesmo usando essas máscaras, mantenha o distanciamento de no mínimo 1,5 metros de outra pessoa. ?? nunca toque na parte frontal da máscara, e tire ela pelo elástico, nunca pela parte que respira ??. ?? Não "largue" as máscaras em cima da mesa, ou qualquer lugar. Após o uso, desinfete imediatamente, e se for descartável, jogue num saco e dê um nó. ?? E o profissional da saúde? A própria Organização Mundial da Saúde e o CDC, afirma que elas não devem ser utilizadas para proteção na área da saúde. EM CASO EXTREMO DE ESCASSEZ, se for usar esse tipo de máscara, use protetor facial e óculos de proteção para diminuir os riscos. ?????? "o uso de máscaras comunitárias deverão ter no mínimo 2 camadas, isto porque o movimento turbilhonado da inspiração faz com que apesar do "grande buraco" o ar entra em movimento helicoidal jogando as microgotículas de água contra a malha aderindo. O mesmo pode-se dizer da expiração. Com teor maior de gotículas de água que advem do aparelho respiratório a "barreira" interna do tecido retem pelo mesmo movimento randomizado as góticulas eliminadas pelo nariz e boca" . Juntos, com muito conhecimento, vamos vencer esse vírus. Estou à disposição para esclarecimentos. Juntos vamos vencer esse vírus ?☣?? prof. Dr. Jorge Luiz @dr.biossegurança ???? Fé, União, Empatia, Colaboração, Amor, Respeito.

Uma publicação compartilhada por Jorge Luiz / Dr. Biossegurança (@dr.biosseguranca) em


Encontrou algum erro? Entre em contato