CONFLITO DE DADOS

Cartórios de Alagoas contabilizam dois mortos por Coronavírus

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas afirma existir apenas um óbito
Por Bruno Fernandes 02/04/2020 - 15:47
Atualização: 02/04/2020 - 16:22

ACESSIBILIDADE

G1
Hospital na China precisou improvisar para atender todos os pacientes
Hospital na China precisou improvisar para atender todos os pacientes

Alagoas já possui dois óbitos por Covid-19, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Os dados foram contabilizados até as 20h de quarta-feira, 1º.

As mortes em Alagoas foram registradas no dia 23 de março e no dia 1º de abril com "causa mortis" identificada como suspeita ou confirmação de Covid-19 por médicos que assinaram atestados de óbito.

Os dados, no entanto, entram em conflito com os números divulgados Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que aponta apenas um óbito por Coronavírus até o momento.

Procurada, a pasta informou que só considera como morte por Covid-19 após resultado de teste laboratorial e que não leva em consideração atestados de óbito na contagem oficial.

Coronavírus em números atualizados até 1º de abril de 2020 em Alagoas

A única morte no estado, segundo a Secretaria, foi do senhor José Dagmar Xavier da Rocha, de 63 anos, que faleceu no dia 30 de março após peregrinar por unidades de saúde em Maceió.

O portal da transparência da Arpen disponibiliza as estatísticas de registros de óbitos cuja causa mortis foi apontada pelos profissionais de saúde como Insuficiência Respiratória e Pneumonia, doenças relacionadas ao surto de Covid-19, que podem constar como causas de falecimentos.

Números no Brasil

O Brasil teve, até as 20h desta quarta-feira, 1º, 294 óbitos com "causa mortis" identificada como suspeita ou confirmação de Covid-19. Dados do Ministério da Saúde, no entanto, contabilizavam 241 mortes até a tarde de 4ª feira.

O portal tem o objetivo de proporcionar uma melhor compreensão do impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a sociedade brasileira, contribuindo para a apuração de subnotificações de casos fatais.

São Paulo, com 203 óbitos, e Rio de Janeiro, com 46, são os estados com mais mortes registradas como confirmadas/suspeitas de COVID-19. Na sequencia aparecem Distrito Federal com 8 casos e Pernambuco, com 7.

Mesmo a plataforma sendo um retrato fidedigno de todos os óbitos registrados pelos Cartórios de Registro Civil do País, os prazos legais para a realização do registro e para seu posterior envio à Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), regulamentada pelo Provimento nº 46 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), podem fazer com que os números sejam ainda maiores.


Encontrou algum erro? Entre em contato