COVID-19

Estudo da Ufal diz que 900 mil pessoas serão infectadas em Maceió

Por Bruno Fernandes 02/04/2020 - 14:23
Atualização: 02/04/2020 - 20:00

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Coronavírus lota hospitais pelo mundo
Coronavírus lota hospitais pelo mundo

Quase toda população maceioense deverá ser infectada pelo novo Coronavírus, caso não adote medidas de isolamento social a longo prazo, segundo estudo (pode ser baixado ao final do texto) elaborado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgado nesta quarta-feira, 1º.

O número de infectados, segundo o estudo, vai depender da supressão de fluxo da população a ser estabelecida pelas autoridades competentes e se essas supressões serão intercaladas ou feitas de uma só vez.

Maceió, que possui 1.021.698 habitantes, pode ter até 875 mil infectados num período de 400 dias com isolamento social proposto por decreto estadual. Sem isolamento, o número pode chegar a mais de 980 mil.

Comparação elaborada por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas

O estudo, no entanto, esclarece que infectados não significam doentes, mas pessoas que transmitem a doença. A partir dos infectados, pode-se estimar hospitalizados em leitos normais e UTI, incluindo mortos.

Vale ressaltar que em primeira análise, estima-se, com base nos dados coletados até o momento, que 4% da população infectada precisará de leitos hospitalares e que um pouco mais de 1% precisará de UCI (UTI com respiradores). Destes, 50% estima-se que irão a óbito.

Publicidade

Continua após a publicidade

Para elaboração do estudo foram levadas em consideração modelos epidemiológicos clássicos de isolamento social levando em conta contato social e taxas de infecção e recuperação da doença, adaptados à realidade de Alagoas, mobilidade urbana intermunicipal, estrutura de bairros de maceió e distribuição por faixa etária.

Além desses dados também foi simulado modelos levando em conta a mobilidade das pessoas entre municípios.

"Estamos melhorando o modelo para contemplar a estrutura de bairros de Maceió. Os resultados de nossas simulações são compatíveis com os trabalhos de outros grupos do país que temos contato e, infelizmente, apontam para um desafio gigantesco nos próximos meses", diz um trecho do estudo.

Pesquisadores

O estudo foi realizado pelos pesquisadores: Prof. Dr. Adriano Barbosa - FACET/UFGD; Prof. Dr. Bruno Pimentel - IC/UFAL; Prof. Dr. Fernanda Matias - IF/UFAL; Prof. Dr. Francisco Moura - IF/UFAL; Prof. Dr. Krerley Oliveira - IM/UFAL; Prof.Dr. Marcelo Lyra – IF/UFAL; Prof. Dr. Rodrigo; Prof. Dr. Rafael Nóbrega - IM/UFAL; Prof. Dr. Sérgio Lira IF/UFAL; Prof. Dr. Thales Vieira - IC/UFAL; Profa. Dra. Xu Yang (IC/UFAL); Prof. Dr. Yuri Saporitto - FGV/RIO; e Jéssika Rocha - LED/UFAL. O relatório teve a colaboração do Prof. Dr. José Garcia Vivas (DF/UFBA).

Todos são integrantes do Grupo de Modelagem de Simulação do Covid-19 em Alagoas do Instituto de Computação, Física e Matemática da Ufal. 


Encontrou algum erro? Entre em contato