Coronavírus

Alagoas receberá 6,9 mil testes rápidos para diagnóstico

Por Tâmara Albuquerque 02/04/2020 - 12:10

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Coronavírus em números
Coronavírus em números

O Ministério da Saúde iniciou ontem a distribuição dos 500 mil testes rápidos para diagnóstico de Coronavírus no país. Os testes irão atender os profissionais que atuam nos serviços de saúde de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal. Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde.

Alagoas vai receber, nesta primeira remessa, 6.986 testes rápidos e outros 888 testes de biologia molecular, segundo tabela divulgada pelo Ministério da Saúde. Ainda não há informações de quando os testes chegarão ao estado. 

A logística de distribuição dos testes para a região Nordeste contará com o apoio da Força Aérea Brasileira (FABO mesmo avião utilizado para envio dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os estados da região levará também 120,2 mil testes para o Nordeste. 

Publicidade

Continua após a publicidade

A carga saiu da Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (COADI) do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

O restante dos testes rápidos doados pela Vale (4,5 milhões) deve chegar ao Brasil ainda no mês de abril. A previsão é de entrega de 1 milhão de testes por semana. Do montante de 500 mil testes já recebidos, parte vão compor uma reserva técnica do Ministério da Saúde.

Além dos testes rápidos, o Ministério da Saúde já distribuiu também 54 mil testes de biologia molecular (RT-PCR), que identifica o Coronavírus logo no início da doença. O teste é usado para diagnosticar casos graves internados com o Covid-19. O objetivo do ministério é entregar, somando todos os testes rápidos e RT-PCR, quase 23 milhões de testes para diagnosticar a doença, seja por aquisição direta ou por meio de doações.


Encontrou algum erro? Entre em contato