COMBATE AO CORONAVÍRUS

Prefeitura de Arapiraca lança plataforma de monitoramento digital

Por Redação com Assessoria 01/04/2020 - 13:26

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Secretário de Saúde, Glifson Magalhães, apresenta a plataforma ao prefeito Rogério Teófilo
Secretário de Saúde, Glifson Magalhães, apresenta a plataforma ao prefeito Rogério Teófilo

A pandemia do Coronavírus gerou uma crise que vem se espalhando por vários países, numa velocidade alarmante. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca colocou em prática estratégias eficientes já utilizadas e também novas contra o Coronavírus. E, nesta quarta-feira, 1, lançou plataforma inédita no Brasil para acompanhar a saúde da população, pelo celular, com busca ativa, monitoramento e engajamento.

Os detalhes da plataforma foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira, ao prefeito Rogério Teófilo, 1, pelo secretário de Saúde, Glifson Magalhães, e equipe técnica do Município. A proposta é buscar os melhores meios de combate ao Coronavírus. Para isso, equipes de saúde estão recebendo o treinamento e já cadastrando usuários.

A finalidade dessa ferramenta digital é acompanhar as pessoas em seus lares, realizando uma triagem permanente de sintomas suspeitos, apoiando a permanência no isolamento social, realizando educação em saúde focada no combate ao Covid-19 e também monitoramento da saúde mental da população.

“O objetivo da plataforma é promover mais segurança a toda equipe de saúde e ao mesmo tempo tornar mais eficiente o acompanhamento de todos, diminuindo a exposição dos nossos profissionais e alertando-os de possíveis problemas”, ressaltou Glifson Magalhães.

Entre as metas da Secretaria de Saúde estão o monitoramento de mais de 10 mil famílias, até 30 de abril; busca ativa eficiente e precisa; contribuir para o isolamento de mais de 75% população; e envio de cerca de 300 mil mensagens.

“O novo formato de acompanhamento das famílias deve reduzir a exposição diária dos profissionais de saúde. O objetivo desse trabalho que estamos realizando no Município é cuidar dos arapiraquenses e contribuir para o menor crescimento da curva de pessoas infectadas pelo coronavírus”, destacou o prefeito Rogério Teófilo.

Funcionamento


Os agentes de saúde visitam a casa da população ou entram em contato por telefone ou redes sociais, solicitam o seu telefone e e-mail (se tiver), e informam que serão acompanhados de forma segura em suas casas, por meio de mensagens pelo seu celular.

Enfermeiras e equipe de saúde, cadastram na plataforma, a população recebe mensagens, orientações, verifica sintomas e, em caso de problemas, a equipe de é avisada eletronicamente e entra em ação.

Os usuários acompanhados podem mandar, a qualquer momento, SMS (27920) com alguma palavra chave de sintomas suspeitos de Coronavirus, a exemplo de dor, febre, tosse, cansaço, entre outras. E imediatamente o assistente digital envia uma verificação de sintomas e, após as respostas, a unidade básica é imediatamente notificada.

A Prefeitura também está disponibilizando outros meios de acesso para que população possa ser acompanhada, enviando um SMS com a palavra ARAPIRACA para 27920, ou clicando nas redes sociais do município ou pelo site oficial.



Encontrou algum erro? Entre em contato