CORONAVÍRUS

UPA também soube de teste de Covid-19 de paciente que morreu de forma extra-oficial

Unidade afirma que só só ficou sabendo do resultado positivo para Covid-19 de forma extra-oficial
Por Redação 31/03/2020 - 18:41
Atualização: 31/03/2020 - 20:14

ACESSIBILIDADE

Divulgação
UPA do Trapiche
UPA do Trapiche

O Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, gestor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra, esclareceu, no final da tarde desta terça-feira, que só ficou sabendo do resultado positivo para Covid-19 do senhor José Dagmar Xavier da Costa, 63 anos, de forma extra-oficial. O senhor morreu na manhã de ontem, 30, vítima do Coronavírus.

De acordo com a nota encaminhada à imprensa, o paciente deu entrada na unidade no dia 26 de março (quinta-feira), às 23h45, trazido pelo Samu. "Como a UPA Trapiche é uma unidade de atendimento de urgência e emergência, o paciente foi atendido assim que chegou", explica.

A nota explica ainda que a unidade possui um fluxo específico para atendimento de pessoas com suspeita de coronavírus, para o qual ele foi direcionado.  Após isso, foi submetido a consulta médica e encaminhado para a área restrita a casos suspeitos de Covid-19, com maior gravidade. 

O procedimento de estabilização foi adotado e, em seguida, foi feita a coleta de amostra para envio ao Laboratório Central do Estado (Lacen), responsável pela análise.

"Mesmo tento recebido todo o atendimento médico necessário na unidade, o paciente infelizmente não resistiu e faleceu à 1h52, do dia 30 de março, por causa do agravamento do quadro clínico, que já era grave."

A causa da morte foi insuficiência respiratória aguda, provocada por Covid-19, baseando-se na história clínica do paciente, conforme preconiza o manual do Ministério da Saúde, para preenchimento da declaração e óbito.

Confira a nota na integra:

O Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, gestor das UPAs Trapiche da Barra, Benedito Bentes, Irmã Dulce (Marechal Deodoro) e do Hospital IB Gatto (Rio Largo) vem esclarecer os fatos relacionados ao atendimento do paciente, que faleceu na UPA Trapiche, com Covid-19.

O paciente deu entrada na unidade no dia 26 de março (quinta-feira), às 23h45, trazido pelo Samu.

Como a UPA Trapiche é uma unidade de atendimento de urgência e emergência, o paciente foi atendido assim que chegou. 

A unidade possui um fluxo específico para atendimento de pessoas com suspeita de coronavírus, para o qual ele foi direcionado. 

Após isso, foi submetido a consulta médica e encaminhado para a área restrita a casos suspeitos de Covid-19, com maior gravidade. 

O procedimento de estabilização foi adotado e, em seguida, foi feita a coleta de amostra para envio ao Laboratório Central do Estado (Lacen), responsável pela análise. 

Mesmo tento recebido todo o atendimento médico necessário na unidade, o paciente infelizmente não resistiu e faleceu à 1h52, do dia 30 de março, por causa do agravamento do quadro clínico, que já era grave.

Conforme consta em atestado de óbito, a causa da morte foi insuficiência respiratória aguda, provocada por Covid-19, baseando-se na história clínica do paciente, conforme preconiza o manual do Ministério da Saúde, para preenchimento da declaração e óbito.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

A UPA Trapiche tomou conhecimento do caso de modo extra-oficial e aguardou a divulgação oficial do Lacen para emitir essa nota.

CONTINUIDADE DO ATENDIMENTO

O atendimento na UPA Trapiche, assim como nas demais unidade gerenciadas pelo Instituto ISAC, continua sendo feito normalmente, conforme recomendação do Ministério da Saúde. 

Os profissionais que tiveram contato com o paciente seguiram todas as diretrizes oficiais e usaram os equipamentos de proteção individual determinados.

Todos eles estão sendo monitorados e, caso apresentem sintomas, vão fazer o teste. Essa medida preventiva tem o objetivo de evitar resultados falso-negativos pela testagem precoce de Covid-19.

O Instituto ISAC ressalta que está à disposição para dar os esclarecimentos necessários à imprensa e à população, por intermédio da Assessoria de Comunicação da unidade.



Encontrou algum erro? Entre em contato