LEVANTAMENTO

Turismo em Alagoas terá prejuízo de R$ 1,5 bilhão por causa do Coronavírus

Por Redação com assessoria 31/03/2020 - 15:29

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Levantamento foi divulgado nesta terça-feira pela Abih
Levantamento foi divulgado nesta terça-feira pela Abih

O setor do turismo de Alagoas deve ter um prejuízo de aproximadamente 1,5 bilhão devido à taxa de 90% de paralisação das hospedagens e atividades turísticas no estado. A foi divulgada nesta terça-feira, 31, pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL).

O estudo levou em conta a ocupação média anual, oferta de leitos e despesa média por turista, que, juntos, devem anular a geração de receita nos meses de abril, maio e junho.

O prejuízo sem precedentes considera a perda total de uma ocupação média de 70% no segundo trimestre e de metade dessa ocupação no terceiro, em uma oferta de, aproximadamente, 40 mil leitos, que inclui hotéis, pousadas, residências e imóveis de locação destinados ao turismo, além de um gasto de R$ 350 por turista ao dia. 

Diante da situação do setor, responsável por gerar cerca de 160 mil empregos em mais de 50 cadeias produtivas interligadas no estado, a ABIH-AL aguarda um posicionamento do governo Federal com ações emergenciais específicas para a hotelaria. 

"Estamos em negociação com os governos municipais e estadual, que já começaram a aprovar algumas medidas econômicas em benefício dos empresários, e esperamos do governo Federal o comprometimento com um setor que movimenta bilhões por ano.", declarou o presidente da associação, André Santos.

De acordo com o empresário, a Medida Provisória anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no último dia 16, não representa uma solução para a hotelaria, o segmento mais afetado do turismo. Isto porque o entendimento do trade turístico alagoano e brasileiro é de que não se trata de um prejuízo imediato, mas da desarticulação de toda a cadeia turística com riscos de prejuízos permanentes para o país.


Encontrou algum erro? Entre em contato