Alagoas, 31 de março de 2020 26º min 29º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
FINANÇAS PESSOAIS

Especialista dá dicas de como proteger seu dinheiro durante pandemia

Em período de instabilidade financeira, Uesley Lima destaca principais pontos para manter seu dinheiro seguro

Assessoria

26/03/2020 16h04

Confira dicas de como adequar suas finanças em meio a pandemia
DivulgaçãoConfira dicas de como adequar suas finanças em meio a pandemia

O coronavírus segue impactando a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, com isso, o mercado financeiro que estava em crescimento vem sofrendo inúmeras quedas e vivendo um momento de forte instabilidade. Por conta das ações para conter o avanço do vírus, e pelas incertezas criadas no atual cenário, diversos bancos e casas de análise diminuíram suas projeções para a economia brasileira.

O banco espanhol Santander cortou de 2% para 1% sua expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, enquanto os bancos UBS e Credit Suisse foram mais radicais e diminuíram suas projeções para 0,5% e 0% respectivamente.

Analisando esse momento, o educador financeiro Uesley Lima preparou 5 dicas para proteger e conseguir manter seu dinheiro nesse momento de instabilidade financeira global.

“Precisamos cuidar da saúde e do nosso rico dinheiro. Para combatermos a Covid-19 é muito importante tomarmos os devidos cuidados que as autoridades públicas estão recomendando. Também precisamos ficar de olho nas nossas finanças, ter atenção e agir com cautela”, afirma Lima.

1. Não tome nenhuma decisão financeira baseada na emoção;

Nesse momento de dificuldades, muitas pessoas acabam se precipitando e tomando decisões que podem ser prejudiciais para ela no futuro. Portanto, respire, analise sua situação e se programe para tomar a melhor atitude possível. Essas ações podem te ajudar a se sobressair em momentos delicados.

2. Mantenha o foco na sua estratégia de investimento;

Se você já está com algum investimento em curso, com um planejamento traçado, mantenha o foco nele, pesquise, fale com seu consultor financeiro se tiver, e faça apenas os ajustes necessários, não desvie o foco pois esse momento irá passar e sua estratégia pode continuar funcional.

A pandemia do coronavírus também impactou o índice Ibovespa. No momento, a melhor forma de se manter ativo na bolsa de valores é comprando ações de empresas visando o longo prazo. Devemos levar em consideração que os preços das principais ações caíram, mas isso não significa que não possam cair mais, sei que ver ações com 50%, 60% de desconto é muito atrativo, e pensando nisto, que devemos sim pensar em investir em ações, mas isso deve ser feito seguindo os passos:

· Primeiro passo, compre ações de empresas que você gostaria de ser dono daqui a 10 anos;

· Segundo passo, comprar aos poucos e de forma programada, na persistência da queda, precisamos ter dinheiro para comprar mais;

· Terceiro passo, não se assuste com oscilações negativas, quando compramos ações, temos a possibilidade de ter um ativo financeiro, ser um sócio da empresa, e no atual momento temos a chance, que nunca saberemos como aparecera novamente de comprar ações realmente baratas.

4. Não fique tentando adivinhar qual é o fundo do poço;

Quando falamos em dinheiro, investimentos, analisar uma situação nunca deve ser feita por meio do achismo ou adivinhação. Por isso, mantenha-se informado sobre as novidades do mundo financeiro para conseguir analisar a situação da melhor maneira possível.

5. Vai passar, mas se proteja!

Os esforços para conter o coronavírus já estão sendo feitos. Proteger sua saúde e seus investimentos são atitudes necessárias em virtude desse momento.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade