ADIB JATENE

Fake news usa especialista já morto para endossar fim de quarentena

Por José Fernando Martins com agências 26/03/2020 - 10:51
Atualização: 28/03/2020 - 10:41

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Adib Jatene e Osmar Terra: semelhanças usadas para difundir mentiras
Adib Jatene e Osmar Terra: semelhanças usadas para difundir mentiras

Adib Jatene e Osmar Terra, ambos médicos brasileiros. Porém, durante pandemia, esses dois nomes têm se "misturado". Está sendo espalhado pelas redes sociais um vídeo de Terra, que é deputado federal pelo MDB, como fosse um pronunciamento de Jatene, ex-ministro da Saúde falecido em 2014.

A credibilidade de Adib Jatene está sendo usada para endossar fala do presidente da República, Jair Bolsonaro, de que o Coronavírus é apenas perigoso para idosos. Para os demais, seria apenas uma 'gripezinha'.

No discurso, Terra fala que a quarentena não passa de campanha política de governadores e prefeitos. "A economia vai quebrar e causará mais danos que a pandemia", disse. 

Por outro lado, especialistas não endossam críticas de Osmar Terra ao isolamento para conter coronavírus. Um deles é o médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Leonardo Weissmann, que explica que todas as pessoas estão suscetíveis a se infectar. 

“Idosos e pessoas com baixa imunidade são consideradas de grupos de risco para desenvolver formas mais graves da doença, mas qualquer pessoa está suscetível a ter a infecção com o novo coronavírus.”


Encontrou algum erro? Entre em contato