Discriminação

Ministro atende estados do Nordeste e proíbe cortes no Bolsa Família

Por Com G1 23/03/2020 - 15:45

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
O programa Bolsa Família em Alagoas
O programa Bolsa Família em Alagoas

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a União apresente dados que indiquem o motivo de cortes do benefício social Bolsa Família realizados até o momento. Mello atendeu nesta segunda-feira, 23, ao pedido feito por governadores de sete estados e proibiu cortes no programa na região Nordeste.

Entraram com a ação judicial os governos de Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A decisão é liminar (provisória). Em nota, o Ministério da Cidadania informou que uma portaria publicada na última sexta (20) suspendeu os bloqueios e cancelamentos dos benefícios por 120 dias, e que há previsão de incluir 1,2 milhão de famílias no programa. 

Os estados alegaram que a diminuição dos recursos na Região retira a efetividade do programa e aumenta a desigualdade no Nordeste. Segundo os dados apresentados, o Nordeste recebeu, entre maio e dezembro de 2019, 3% das concessões de novos benefícios. Já os estados do Sul e do Sudeste concentraram 75% dos novos recebedores.

“A postura de discriminação, ante enfoque adotado por dirigente, de retaliação a alcançar cidadãos – e logo os mais necessitados –, revela o ponto a que se chegou, revela descalabro, revela tempos estranhos. A coisa pública é inconfundível com a privada, a particular. A coisa pública é de interesse geral. Deve merecer tratamento uniforme, sem preferências individuais. É o que se impõe aos dirigentes. A forma de proceder há de ser única, isenta de paixões, especialmente de natureza político-governamental”, destacou o ministro.

Com o início da pandemia do coronavírus, os estados fizeram um novo pedido. Segundo a ação, em março, 158 mil bolsas foram cortadas – 61% delas no Nordeste. Para o ministro Marco Aurélio, “não se pode conceber tratamento discriminatório da União em virtude do local onde residem os brasileiros”.



Encontrou algum erro? Entre em contato