59º BIMTZ

Exército também vai atuar no combate ao Coronavírus em Alagoas

Comando Militar do Sul já acionou batalhões para ajudar na montagem de tendas e triagem
Por Bruno Fernandes 23/03/2020 - 15:17
Atualização: 23/03/2020 - 15:48

ACESSIBILIDADE

Warner Oliveira
Modo de atuação deve ser definido ainda nesta quarta-feira
Modo de atuação deve ser definido ainda nesta quarta-feira

Militares do Exército Brasileiro lotados no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Maceió, irão atuar no combate ao Coronavírus em Alagoas. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 23, pela assessoria de comunicação da unidade alagoana ao EXTRA.

O modo de atuação será definido em uma reunião marcada para acontecer ainda na tarde de hoje. A expectativa é que o apoio seja logístico, como montagem de tendas e triagem de casos suspeitos.

"Esta organização militar realizará nas instalações do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado uma reunião a fim de tratar dos assuntos relacionados ao Covid-19", explica nota encaminhada à imprensa.

Foram convidados para a reunião as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Defesa Civil Estadual e Municipal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Policia Militar, Bombeiro Militar, Capitania dos Portos, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, entre outras instituições.

As Forças Armadas já estão sendo utilizadas em outros estados. Desde o dia 19 de março, o Comando Militar do Sul (CMS) mobilizou e ativou o seu Centro de Coordenação de Operações (CCOp/CMS) com o objetivo de proporcionar, inicialmente, apoio logístico aos governos dos estados da região.

O apoio inicial do CMS consiste no empréstimo e montagem de barracas, que normalmente são utilizadas para abrigar militares em campanha, mas que agora servirão como ponto para triagem antes do acesso aos hospitais e postos de saúde.

Em Porto Alegre, o Grupo Hospitalar Conceição receberá seis barracas para examinar pacientes com sintomas do Covid-19 antes mesmo de entrarem nas instalações físicas do hospital, reduzindo a possibilidade de contágio.


Encontrou algum erro? Entre em contato