PERIGO

Conselho Federal de Química alerta para os perigos do álcool gel caseiro

Por Bruno Fernandes 22/03/2020 - 13:48
Atualização: 22/03/2020 - 14:23

ACESSIBILIDADE

Jornal do Tocantins
Fabricação de álcool gel caseiro pode causar irritação na pele e incêndios
Fabricação de álcool gel caseiro pode causar irritação na pele e incêndios

O Conselho Federal de Química (CFQ) emitiu uma nota na última sexta-feira, 20, alertando para os perigos da produção de álcool gel caseiro. Receitas para a prática em casa passaram a circular na internet após a pandemia de Coronavírus no mundo e são consideradas perigosas.

De acordo com o CFQ, quando se utiliza álcool líquido em elevadas concentrações, aumenta-se bastante o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas.

Receitas utilizando álcool líquido 70 °GL para produção de gel utilizam uma categoria do produto que é inclusive proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária

"Para soluções com graduação acima de 54 °GL, a norma permite a forma em gel. A venda de álcool líquido em concentrações superiores a 54 °GL está, inclusive, desautorizada pela ANVISA desde 2013", explica a nota.

O conselho enfatiza que os produtos industrializados passam por rigoroso processo de produção, onde há padrões a serem seguidos, todas as etapas são monitoradas e passam por controles, algo que não acontece em casa.

"O álcool em gel fabricado a partir de receitas e métodos caseiros não passa por nenhum controle de qualidade, por isso sem garantia de eficácia", alerta.

Sobre a eficácia do álcool gel industrializado, o Conselho garante o funcionamento com base em autoridades nacionais e internacionais de saúde, como a Organização Mundial de Saúde – OMS e o Ministério da Saúde do Brasil, o CFQ emitiu uma nota em 28/02/2020 onde fala mais sobre o assunto.


Encontrou algum erro? Entre em contato