O câncer nos poderosos

Por 09/11/2011 - 00:00

ACESSIBILIDADE


Quem já tem na cuca, umas três dúzias de aniversários, certamente, testemunhou uma ridícula cena, quando médicos e bajuladores, forçaram o Dr. Tancredo Neves a sair com eles numa foto, para mostrarem que o ilustre político, mesmo com uma diverticulite aguda, se mantinha forte e destemido. Queriam mostrar que a doença não estava sendo capaz de enfraquecer o poderoso mortal. O Dr. Tancredo, vestido num bonito pijama, mal se equilibrava em pé, mas, seus súditos queriam aparecer numa foto memorável, com o neo Presidente da República que assumiria poucos dias depois. Deus dava uma demonstração de que não somos nada diante dos seus desígnios e que, a pompa da Presidência é efêmera. Há poucos anos, o Ditador Fidel Castro, foi acometido de uma doença estranha que o deixou debilitado. Tentou mostrar que é forte, aparecendo na televisão, enfeitado com sua farda, repleta de medalhas, mas, Deus não quis que ele reassumisse seu Governo Ditatorial, pois, não é por morar num Palácio que se adquire a imunidade ou a imortalidade. Há poucos meses, o câncer visitou o chato e valente, Hugo Chávez, da Venezuela. Ele quis que o mundo todo o visse sorrindo, enfrentando a cruel doença. Apareceu, também, com sua farda reluzente, com mais fitas do que uma “cruz de beira de estrada”. Dias depois, já apareceu com a cabeça pelada pela quimioterapia, pois, está se tratando com os melhores médicos de Cuba, mas, ficou inchado, quase irreconhecível.

Agora, apareceu um câncer na laringe do Ex-Presidente Lula. As fotos do folclórico ex-mandatário, sempre o trazem sorridente, feliz e como se estivesse com uma saúde de ferro. Não sei por que, os médicos e amigos dos poderosos, sempre procuram esconder a verdade, como fizeram com Tancredo, Fidel Castro, Hugo Chávez e, agora o Lula. Os médicos, todos os dias estão nas entrevistas coletivas, divulgando boletins, dizendo os percentuais de cura e que logo, logo, ele estará em casa ou fazendo suas conferências e seus discursos, pelo mundo. Só não dizem porque as aplicações da quimioterapia vai se prolongar até março. Evitam dizer que o câncer do Ex-Presidente é perigoso. Seria até melhor que não mentissem, mostrando gravidade da doença, para que nós rezássemos pela sua cura. Dizendo que o homem está muito bem, sorridente e disposto, sem a queda de cabelo, pra que rezar? A Presidente Dilma, foi visitar o seu padrinho e, ao sair do Hospital, disse para toda a Imprensa, internacional e nacional, que o Lula “está muito bem”, sorrindo, se alimentando e conversando alegremente. Disse que ele é forte e logo vai superar a doença, já que soube e sabe enfrentar todos os tipos de problemas. Eu não sei como é que uma pessoa com câncer, “está muito bem” !

Eu sou um dos admiradores do Lula nordestino, desinibido, simpático, piadista, inteligente e, que parece ser um cara, com os quais a gente se senta numa mesa de boteco, para bebericar e falar dos políticos corruptos. Já da Presidência do Lula, não sou seu fã, porém, desejo ardentemente a sua cura e gostaria muito se os seus médicos recebessem ajuda do “Médico dos médicos”, para que ele continue fazendo o que sempre gostou: discursar e viajar, contudo, sem dar apoio aos políticos e funcionários corruptos, como fazia. Vamos rezar pelo Lula, pessoal, para que ele continue com a sua vontade de viver, usando sua privilegiada inteligência.

Em tempo - Agradeço ao assíduo leitor dos meus artigos e incentivador: Ex-Deputado e Procurador, Dr. Agripino Alexandre, grande arapiraquense.

Encontrou algum erro? Entre em contato