FREI DAMIÃO

Palmeira dos Índios inaugura santuário em homenagem ao Santo do Nordeste

A estátua do frei, com mais de 20 metros, foi oficialmente entregue à população e visitantes numa missa realizada ao ar livre
Por Assessoria 20/11/2022 - 16:57

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Santuário de Frei Damião em Canafístula, Palmeira dos Índios
Santuário de Frei Damião em Canafístula, Palmeira dos Índios

Devotos de Frei Damião se emocionaram com a inauguração da estátua em homenagem ao Santo do Nordeste, como é conhecido o frei capuchinho. A cerimônia em Palmeira dos Índios foi realizada esta semana, na segunda-feira, 14, com a participação de um público estimado em 20 mil pessoas movidas pela fé e alegria de poder contar com um espaço apropriado para orações e agradecimentos ao venerável. A estátua do frei, com mais de 20 metros, foi oficialmente entregue à população e visitantes numa missa realizada ao ar livre. Houve comemoração com um show do padre Antônio Maria. 

O Santuário Frei Damião, no distrito de Canafístula, coloca a cidade na agenda do turismo religioso, um dos segmentos que mais cresceu nas duas últimas décadas no Brasil. Segundo o prefeito Júlio César, foram investidos cerca de R$ 2 milhões do tesouro municipal para viabilizar o espaço e a justa homenagem. O prefeito acredita que Palmeira dos Índios, a partir de agora, será consolidada como ponto obrigatório de visitação do turismo religioso no Nordeste. 

“A Prefeitura melhorou a estrutura da cidade para receber romeiros e devotos do Frei Damião. O Santuário será administrado pela Igreja, que ficará responsável pelos eventos e agenda de visitação ao local”, disse. A estátua de Frei damião é obra do artista pernambucano Ranilson Viana. O padre Antônio Maria lembrou dos momentos que conviveu com Frei Damião. “Estou muito feliz em participar desta festa, com esta multidão que veio aqui movida pela fé. Falar do Frei Damião é lembrar da fé que ele tinha e de muitos milagres atribuídos a ele. Esta é uma noite para celebrar todas essas memórias”, disse. 

Frei Damião de Bozzano, que recebeu ao nascer o nome de Pio Giannotti, era italiano radicado no Brasil. O processo de beatificação foi aberto em 2013 e o papa Francisco já o reconheceu com o título de venerável em 2019. Frei Damião é uma das figuras católicas mais importantes no Nordeste brasileiro. Júlio Cezar destacou a importância do Santuário para Palmeira dos Índios e Alagoas. Lembrou que a cidade tem a vocação natural para o turismo religioso, mas faltava um espaço em homenagem ao Frei Damião e estrutura para receber com dignidade os romeiros e devotos.

“Mesmo depois de sua morte, o frei continuava trazendo grupos de 400 pessoas para cá. Isso sem nenhuma estrutura. Mas, a partir de agora, Palmeira entra na rota do turismo religioso, que é o turismo que mais cresce em todo o mundo”, explicou o prefeito. “Frei Damião deixou um grande legado de amor, fé e esperança. Muitos devotos atribuem a ele milagres e a cura de doenças. Estamos bastante felizes por entregar o Santuário, que será um ponto de oração e de muitas manifestações religiosas em Canafístula”, completou


Encontrou algum erro? Entre em contato