MANIFESTAÇÃO

Servidores da Educação de Rio Largo protestam pedindo rateio Fundef

Categoria alega negativa do prefeito afastado Gilberto Gonçalves em dialogar
Por Bruno Fernandes 12/08/2022 - 12:39
Atualização: 12/08/2022 - 13:01

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Instagram
Servidores da Educação de Rio Largo durante protesto
Servidores da Educação de Rio Largo durante protesto

Servidores da Educação de Rio Largo protestaram pelas ruas do Centro do município na manhã desta sexta-feira, 12, em cobrança pelo rateio do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.

O ato acontece um dia após o gestor Gilberto Gonçalves ser afastado do cargo por determinação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que determinou também o afastamento dos secretários municipais de Saúde, Educação, Finanças, e Assistência Social. A exposa de Gilberto, a vice-prefeita Cristina Gonçalves, esposa do prefeito Gilberto Gonçalves (PP), assumiu o cargo.

Os servidores alegam que Gilberto Gonçalves, afastado do cargo por 60 dias, tem se negado dialogar com os servidores e a pagar os precatórios. Além disso, afirmam que o saldo na conta da prefeitura destinado ao pagamento, anteriormente de R$ 89 milhões, agora não passa dos R$ 9 milhões.

Entre outros pontos que compõem a pauta de reivindicações da categoria da educação em Rio Largo, destacam-se também o cumprimento da Lei do Piso (com reajustes salariais 2020 a 2022); Rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

Essa não é a primeira vez que os servidores protestam solicitando o rateio. Em março deste ano, os servidores também realizaram um ato em frente a casa do gestor municipal, mas até o momento nada foi resolvido.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Rio Largo para solicitar esclarecimentos sobre um possível acordo com os servidores, mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato