SAÚDE

Varíola dos Macacos: saiba como acontece a transmissão, quais os sintomas e as formas de prevenção

Por Com Assessoria 06/08/2022 - 10:32

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Maceió registrou dois casos suspeitos de Varíola dos Macacos
Maceió registrou dois casos suspeitos de Varíola dos Macacos

Causada por um vírus chamado Monkeypox, a Varíola dos Macacos é considerada uma zoonose - doença infecciosa transmitida entre animais e seres humanos. Observando o avanço da doença no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió faz um alerta à população para os cuidados contra o vírus.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Maceió, até o dia 30 de julho de 2022, dois casos suspeitos de Monkeypox foram confirmados na capital alagoana.

Segundo o CIEVS, os pacientes não necessitaram de internação hospitalar. Contudo, permanecem em investigação e isolamento domiciliar, aguardando confirmação laboratorial e sendo monitorados pelas equipes do CIEVS e da Vigilância Epidemiológica do Município.

Em Alagoas, treze casos suspeitos de varíola dos macacos estão sendo investigados pelo Hospital Escola Hélvio Auto e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). 

Para prevenir a doença, é importante fazer o uso de máscara porque o contágio também se dá pelas gotículas das vias respiratórias. Também é necessário evitar lugares fechados, evitar contato físico por meio de relação sexual, beijos e abraços com pessoas que tenham lesões na pele, ou até tocar em feridas. Higienizar bem as mãos diariamente e também ao ter contato direto com objetos.


Encontrou algum erro? Entre em contato