SAÚDE

Alagoas inicia campanha de vacinação contra a pólio nesta segunda-feira

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão 05/08/2022 - 18:40
Atualização: 05/08/2022 - 19:14

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Paralelamente, será realizada atualização da Caderneta de Vacinação
Paralelamente, será realizada atualização da Caderneta de Vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Pólio de 2022 começa nesta segunda-feira, 8, em Alagoas. Pólio é uma doença contagiosa aguda, causada pelo poliovírus, que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a meta é vacinar pelo menos 95% das 247.344 crianças alagoanas de 1 ano de idade a menores de 5 anos.

A ação, que irá ocorrer nos 102 municípios alagoanos, vai acontecer até o próximo dia 9 de setembro, e o Dia D de Mobilização será em 20 de agosto. 

Para vacinar as crianças, os pais ou responsáveis legais devem portar a Caderneta de Vacinação e comparecer ao posto de imunização mais próximo de suas residências. Em Alagoas, a aplicação da vacina contra a poliomielite deve ser adiada se a criança estiver com febre, diarreia ou vomitando.

Histórico da Doença


O último caso detectado da poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, no município de Souza, na Paraíba (PB). Com isso, desde 1990, portanto, há 32 anos, não são registrados casos da poliomielite em território brasileiro. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a Certificação de área livre de circulação da Poliomielite, assim como os demais países das Américas.

Atualização da Caderneta de Vacinação


Paralelamente, Alagoas também vai realizar a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente. O objetivo é proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não vacinados.

De acordo com o Ministério da Saúde, devem ser vacinadas as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade que estejam com o esquema vacinal incompleto. Com isso, serão disponibilizadas, nos postos de vacina dos 102 municípios alagoanos, imunizantes contra a Meningite, Hepatites A e B, Difteria, Tétano, Coqueluche, Rotavírus, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola.


Encontrou algum erro? Entre em contato