MENOR ÍNDICE EM 20 ANOS

Maceioense gasta 12,5% do salário-mínimo com transporte público

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão 26/07/2022 - 18:59
Atualização: 26/07/2022 - 19:21

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Alisson Frazão / Secom Maceió
Maceioense gasta 12,5 % do salário-mínimo com transporte público, o menor índice em 20 anos
Maceioense gasta 12,5 % do salário-mínimo com transporte público, o menor índice em 20 anos

Quem utiliza o transporte público em Maceió gasta em média R$ 147,40 por mês, o que corresponde a 12,5% do salário-mínimo, atualmente no valor de R$ 1.212,00. Os dados são do levantamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) divulgados nesta terça-feira, 26, e considera duas passagens por dia, no trajeto ida e volta. 

De acordo com a análise, esse índice é o menor em 23 anos. Em 1999, o índice registrado foi de 24,3%. Uma diferença de 12,1%, mais que o dobro do comprometimento do salário dos usuários dos coletivos de Maceió, em comparação com o momento atual. 

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o gasto mensal foi reduzido devido a uma política de governo da Prefeitura de Maceió que arca com o subsídio ao transporte público, uma medida que ocorre em diversos países e também no Brasil, como em Brasília, São Paulo, Curitiba e Recife.

De acordo com a prefeitura, o subsídio tem um papel importante pois ajuda a manutenção da tarifa em patamares mais baixos diferentemente do que acontecia anteriormente. Sem esse repasse, a tarifa custaria em média R$ 6,55, ocasionando um maior desembolso para o usuário.

"O sistema precisa encontrar meios de buscar equilíbrio econômico-financeiro. Para isso, técnicos fazem um monitoramento constante, para que a população tenha um transporte público de qualidade, mas também que as concessionárias não entrem em colapso, em virtude dos elevados custos de operação ", explicou o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, integrou a comissão que realizou os estudos para redução da passagem.

O subsídio é um instrumento legal para compensar o sistema de transporte público, com a análise da tarifa técnica, que considera o custo de operação das empresas concessionárias de transporte, e avalia o aumento dos preços dos insumos, como o diesel, pneus, peças dos veículos, além da tarifa social, praticada e custeada pelos usuários.


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