Alagoas, 15 de agosto de 2022 23º min 27º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
CHUVAS E INUNDAÇÕES

Metade dos municípios está em situação de emergência em Alagoas

Tamara Albuquerque

04/07/2022 19h07

Alagoas registra inundação em todas as bacias hidrográficas
Defesa Civil de AlagoasAlagoas registra inundação em todas as bacias hidrográficas

Mais da metade dos 102 municípios de Alagoas está em situação de emergência, segundo anunciou esta tarde o governador Paulo Dantas em sua conta no Twitter. “Me reuni com os 56 municípios que entraram no Decreto de Emergência para falar sobre as ações prioritárias”, escreveu Dantas.

Parte dessas cidades decretou situação de emergência  ainda nas chuvas ocorridas em maio e junho. Nesta segunda-feira, 4, o governo federal, que já havia reconhecido a condição de emergência em 23 municípios anteriormente afetados, reconheceu os decretos de mais 15 localidades que, com isso, poderão pedir recursos federais para ações de socorro e assistência humanitária.

Os ministros do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e da Cidadania, Ronaldo Bento, estiveram hoje em Alagoas acompanhados de integrantes da Defesa Civil nacional e recomendaram atenção aos sinais de perigo, como alta do nível de rios; movimentações do solo encharcado e trincas ou estalos em paredes de imóveis e muros.

“As medidas de autoproteção têm que ser mantidas e as pessoas têm que estar alertas aos comunicados das autoridades locais”, disse Ferreira. “As fortes chuvas [dos últimos dias] arrefeceram, mas ainda há previsão de mais chuvas para as próximas horas. Todos os mananciais estão cheios e ainda há riscos tanto de deslizamentos, quanto de transbordamento de mananciais”, acrescentou o ministro.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, só para Alagoas, já foram liberados neste ano R$ 20,4 milhões para investimentos em ações de resposta a desastres naturais. O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, anunciou que o governo federal vai antecipar o pagamento do benefício de prestação continuada (BPC) a 112 mil famílias alagoanas.

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas atendeu a 176 vítimas em 49 ocorrências registradas nos últimos quatro dias de chuvas intensas em Alagoas. A maioria das vítimas, um total de 176, foram resgatadas de regiões inundadas e estavam ilhadas. Os militares também foram chamados para socorro envolvendo queda de árvores, desabamento de residência e desaparecimento de pessoas, sendo relatado um óbito.

O Maior número de resgate de pessoas ilhadas aconteceu em Rio Largo, com 121 vítimas.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade