EXPANSÃO DA CALÇADA

Orla da Ponta Verde, em Maceió, passa a contar com 'faixa verde'

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão 29/06/2022 - 18:40

ACESSIBILIDADE

Idalécio Lucas/Ascom SMTT
'Faixa verde' é uma expansão da calçada que visa a segurança dos pedestres
'Faixa verde' é uma expansão da calçada que visa a segurança dos pedestres

Uma 'faixa verde' foi implantada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na Avenida Silvio Carlos Viana, no bairro da Ponta Verde, para aumentar o espaço da calçada. De acordo com o órgão, a intervenção tem como objetivo aumentar a segurança de quem anda e pratica atividades físicas no espaço.

A faixa verde começou a ser implementada em janeiro deste ano, quando foram colocados cones para alargar o calçadão. Em maio, as equipes da SMTT iniciaram a implantação de segregadores para delimitar o trecho para destinado aos pedestres. A previsão era de que as obras terminassem ainda em maio, mas as chuvas alteraram o cronograma de execução dos serviços. Agora, a previsão de término é de quinze dias, dependendo das condições climáticas.

O superintendente da SMTT, André Costa, explicou que faixa verde é uma obra de baixo custo que é implementada em curto prazo e já é adotada em outras cidades, como Fortaleza e São Paulo. "Nossa intenção é termos mais espaços para a circulação a pé em outros locais de Maceió. O trabalho é realizado com base em análises técnicas, mas estamos sempre abertos ao diálogo com a sociedade”, destacou.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar ou trafegar sobre as faixas verdes é considerado infração de trânsito e as punições variam de leve a gravíssima multiplicada por três, podendo ser de R$ 88,38 e três pontos na carteira até R$ 880,41 mais 7 pontos na habilitação.


Encontrou algum erro? Entre em contato