PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Parceria garante pacote de serviços do governo estadual

Por Redação 25/06/2022 - 12:15

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Paulo Dantas e Júlio Cezar assinam convênios para obras nas áreas da educação, agricultura familiar, abastecimento e pavimentação do município
Paulo Dantas e Júlio Cezar assinam convênios para obras nas áreas da educação, agricultura familiar, abastecimento e pavimentação do município

A parceria entre a Prefeitura de Palmeira dos Índios e o governo do Estado tem fortalecido a execução de obras que garantem à população o acesso a serviços essenciais. Esta semana, o governador Paulo Dantas esteve no município para entregar equipamentos e assinar ordens de serviço e convênios que beneficiam a educação, agricultura familiar e abastecimento. Ao lado do prefeito Júlio Cézar, o governador inaugurou poços artesianos nas comunidades Aldeia Riacho Fundo do Meio, Cafurna de Baixo, Monte Alegre e Serra do Amaro e na Aldeia Xucuru-Kariri. Pelo menos 375 famílias nessas localidades serão beneficiadas com abastecimento de água através das estruturas construídas em convênio com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). 

Além disso, houve a entrega de 401 cisternas de 16 mil litros para captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano de famílias de baixa renda e residentes na zona rural, sendo 50 delas destinadas à comunidade Quilombo Tabacaria, em Palmeira dos Índios. As obras foram realizadas com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Cooperativa Carpil. “Esses poços e essas cisternas vão beneficiar centenas de pessoas, devolvendo dignidade para aqueles que mais precisam. O Governo de Alagoas tem estado afinado com as prefeituras firmando parcerias e convênios alegando que vão devolver dignidade para a população” disse o prefeito Júlio Cézar. 

A Seagri-AL, em parceria com o Ministério da Cidadania, tem desenvolvido trabalhos dentro do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água – o Programa Cisternas, como forma de minimizar os efeitos de estiagem nas regiões. melhorar suas condições de vida, facilitando o acesso à água de qualidade para consumo humano, com impacto direto sobre a saúde e a segurança alimentar e nutricional. Também foi assinado o Termo de Cessão de uso de barracas de feira e entrega de 121 unidades para os agricultores do município. 

PAVIMENTAÇÃO 

Na oportunidade, o governador assinou a ordem de serviço de pavimentação e recuperação de 15km de vias urbanas e autorizou o repasse de R$ 4 milhões para um convênio firmado com a Prefeitura para a realização de obras de pavimentação e drenagem de vias urbanas. Em outro convênio, o governo garantiu o repasse de R$ 3.693.241,21, destinados à reforma da Escola Municipal Ludugério Amâncio, localizada no povoado Santo Antônio.

Os recursos serão direcionados para ampliação dos espaços, áreas de convivência, recreação e salas de aula. A escola oferece creche, educação especial, ensino fundamental – anos finais 6º ao 9º, ensino fundamental – anos iniciais 1º ao 5º e pré-escola e, com a reforma, passará a atender em tempo Integral. “Palmeira dos Índios, a nossa Princesa do Agreste, é uma das cidades mais importantes de Alagoas, sendo a porta do Sertão e é rota do desenvolvimento alagoano. Trazer esses benefícios para o município é trazer mais desenvolvimento, mais qualidade de vida, mais incentivo para que a cidade continue crescendo. 

Nada em Alagoas vai parar, porque o desenvolvimento não pode parar”, concluiu Paulo Dantas. Participaram do evento o secretário de Transportes e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, a secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, o secretário de Recursos Hídricos, Gino César, o exgovernador Renan Filho, o deputado estadual Silvio Camelo e o secretariado municipal e convidados.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato