BAIRROS AFUNDANDO

Minas da Braskem foram instaladas em Maceió sem nenhum critério geológico ou planta de localização

Engenheiro Abel Galindo aponta erros técnicos do maior crime urbano e ambiental do País
Por Tamara Albuquerque 25/06/2022 - 12:08

ACESSIBILIDADE

EXTRA
Milhares de imóveis tiveram de ser evacuados por conta do afundamento do solo em cinco bairros
Milhares de imóveis tiveram de ser evacuados por conta do afundamento do solo em cinco bairros

A ação predatória da Braskem com a atividade de exploração de sal-gema em Maceió foi denunciada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em audiência no Senado em fevereiro de 2019. Naquela ocasião, a mineradora foi citada oficialmente como responsável pelos afundamentos no solo e rachaduras em imóveis nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol. Passados mais de três anos, os dados disponíveis hoje apontam que a desastrosa atividade – que provocou o maior desastre ambiental urbano em curso no Brasil – era previsível.

O primeiro grande erro da Braskem teria sido a instalação da mineração em área sem estudo geológico profundo sobre a ocorrência de falhas geológicas. De acordo com o engenheiro Abel Galindo, cientista e mestre em geotecnia, não se tem conhecimento de nenhum projeto existente sobre a localização das minas na época em que foram implantadas. Um tiro no escuro que atingiu 60 mil pessoas na capital alagoana. A planta de localização de que se tem ciência teve 18 revisões desde junho 1996. 

A primeira perfuração de uma mina no solo de Maceió aconteceu em fevereiro de 1975, com a exploração do sal sendo iniciada no ano seguinte. “Portanto, de 1975 até 1995, foram 20 anos de perfuração sem projeto técnico de localização das minas e sem estudo de subsidência que poderia ocorrer na área de exploração, ao longo da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, com alcance nos demais bairros”.

Na sucessão de erros, o engenheiro aponta o diâmetro das minas, extremamente excessivo e facilitador do rompimento do teto e das paredes em seu entorno, e a arriscada pequena distância entre essas cavernas. “As duas características, associadas à presença de falhas geológicas no entorno das minas e à ocorrência de rochas de baixas resistências, foram cruciais para a desestabilização de toda essa mineração desastrosa”. Os prejuízos ambientais e sociais com a atividade da Braskem dificilmente serão mensurados.

Leia na íntegra no EXTRA nas bancas!

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato