ALERTA

Alagoas tem aumento de casos de doenças respiratórias em crianças

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão 17/06/2022 - 19:03

ACESSIBILIDADE

Carla Cleto/ Sesau
Hospital da Criança está com 50% dos leitos ocupados com pacientes com problemas respiratórios
Hospital da Criança está com 50% dos leitos ocupados com pacientes com problemas respiratórios

O Hospital da Criança está com 50% de leitos ocupados com crianças com problemas respiratórios. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta sexta-feira, 17.

A Sesau alerta para o aumento de casos em todo estado com a chegada da quadra chuvosa, que aumenta preocupação em relação à circulação de vírus que causam doenças respiratórias nas crianças.

“É esperado que, nesse período do ano, em que temos o período sazonal dos quadros respiratórios, haja um aumento importante no número de crianças com esses distúrbios. O que chama atenção nesse período é que essas crianças não são apenas acometidas com quadros respiratórios leves, pois, numa forma geral, tem muitas crianças que estão demandando internamentos, tanto em enfermarias quanto em UTIs e precisam fazer uso de oxigênio. No momento, nós temos uma situação em número maior e em gravidade maior que deixa o Estado de alerta”, ressaltou o diretor do Hospital da Criança, o pediatra João Lourival.

Ainda segundo o médico, medidas de prevenção ajudam a reduzir as taxas de transmissão de doenças respiratórias nos pequenos.

“Devemos [...] evitar as aglomerações, se possível, uso de máscara quando for à escola, lavar sempre as mãos e ficar atento aos sinais de desconforto respiratório, como falta de ar. Caso isso aconteça, a criança deve ser encaminhada ao pronto atendimento e, se necessário, se precisar ser regulado, encaminhada para nós”, explicou.

Vacinação

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, com a inclusão de novos grupos prioritários, entre eles, as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de gestantes e puérperas, foi prorrogada até o próximo dia 24 de junho.

Nos pequenos, a vacinação além de proteger contra formas graves da gripe, contribui para reduzir a ocorrência de surtos, principalmente nas escolas.


Encontrou algum erro? Entre em contato