2.500 PROCEDIMENTOS

Governador anuncia maratona de cirurgias no 2º semestre

Meta é zerar a fila para procedimentos até novembro
Por Tamara Albuquerque com Secom/AL 16/06/2022 - 15:50

ACESSIBILIDADE

Secom/AL
Paulo Dantas anuncia mutirão cirúrgico para 2.500 pacientes
Paulo Dantas anuncia mutirão cirúrgico para 2.500 pacientes

O governador Paulo Dantas anunciou  nesta quinta-feira, 16, que o estado terá uma maratona de cirurgias com a oferta de 2.500 procedimentos, entre oftalmológicos, geral, ortopédico, ginecológico e urológico, dentre outras especialidades para o segundo semestre deste ano.

A maratona é uma ação inspirada no Opera Alagoas, projeto que precisou ser paralisado devido ao avanço da pandemia da Covid-19, em 2020. Para tanto, serão utilizados os seis novos hospitais de Alagoas e as clínicas da família inauguradas no Jacintinho e no Benedito Bentes.

“Essa demanda reprimida que foi levantada foi repassada pelos municípios que apontaram a necessidade de, aproximadamente, 2.500 cirurgias. Nós vamos atender imediatamente. Vamos iniciar na próxima semana, com data estabelecida, com previsibilidade, objetividade" anunciou o governador.

Para colocar a lista por espera de de procedimentos em dia, o sistema de saúde estadual levaria cerca de dois anos. A a meta anunciada por Dantas é zerar a fila até novembro. 

Os hospitais públicos vão começar o mutirão já neste mês de junho. Os primeiros municípios que devem receber a ação são Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, no Alto Sertão, com início já na terça-feira (21) da próxima semana. 

As cirurgias ocorrerão nas redes hospitalares do estado e hospitais referenciados, segundo o governador. A medida visa suprir a demanda dos procedimentos represados na rede estadual por causa da pandemia do coronavírus nos últimos anos.

"Nós estamos aptos a realizar as cirurgias nos mesmos locais das triagens. Vamos deixar o paciente próximo de sua localidade. As triagens servirão também para termos uma base das pessoas que vão precisar de exames e cirurgias. A previsão é que iremos ter mais de 500 pessoas por dia sendo atendidas nesse mutirão", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

Durante o atendimento do paciente cirúrgico serão disponibilizadas também consultas especializadas. A previsão é de que cada paciente tenha, em média, três consultas, como as pré-cirúrgicas, pós-cirúrgicas, consulta cardiológica e anestésica, além de exames complementares, como os laboratoriais, ressonância, dentre outros.

A ação vai ocorrer em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, junto às Secretarias Municipais de Saúde dos 102 municípios alagoanos, as unidades hospitalares estaduais e referenciadas.


Encontrou algum erro? Entre em contato