EXCESSO DE CHUVA

Monitoramento em rios indica risco de novas inundações em municípios

Semarh revela risco de transbordo dos principais rios de Alagoas e mantém municípios em alerta
Por Tamara Albuquerque 16/06/2022 - 11:38
Atualização: 16/06/2022 - 12:06

ACESSIBILIDADE

Assessoria São Miguel dos Campos/Arquivo
São Miguel dos Campos
São Miguel dos Campos

As chuvas contínuas em Maceió estão provocando mais que alagamentos nos bairros críticos, sem drenagem. Pequenos desabamentos e colapsos em residências foram registradas pela Defesa Civil nas últimas horas 48 horas de precipitações, que chegaram a 173 milímetros de água, valor considerado preocupante.

A Defesa Civil atendeu pouco mais de 50 ocorrências, inclusive na madrugada, a maioria para avaliar situação de risco para desabamentos em encostas ou imóveis danificados. 

A Sala de Alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL), divulgou novas informações sobre o monitoramento hidrometeorológico e reforçou risco de inundações pelo volume em excesso do rio Mundaú, em Rio Largo, e do rio Caruru, afluente do rio Mundaú, em São José da Laje.

Os dois rios teriam atingido a cota de atenção durante a madrugada e a tendência nas próximas horas, se permanecer chovendo, é de elevação do nível das águas. Também estão sob monitoramento os municípios de São José da Laje, Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, Murici e Rio Largo.

O rio Paraíba, em Paulo Jacinto, está na cota de atenção, mas deve manter estabilidade, prevê a secretaria. No entanto, o monitoramento do volume de águas será mantido também nas cidades de Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia. 

Segundo a Semarh, as lagoas Mundaú e Manguaba estão em elevação, o que deixa em estado de alerta os municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Maceió e Coqueiro Seco. Os rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba apresentam a mesma situação, com risco de transbordo nas suas calhas. A previsão meteorológica para o período da manhã é de tempo nublado com chuvas isoladas e ventania forte.


Encontrou algum erro? Entre em contato