CHUVAS INTENSAS

Governo Federal reconhece emergência em mais dois municípios alagoanos

Decreto permite envio de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional
Por Bruno Fernandes 10/06/2022 - 14:47
Atualização: 10/06/2022 - 15:00

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Chuva deixou desabrigados em Alagoas
Chuva deixou desabrigados em Alagoas

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta sexta-feira (10), a situação de emergência em mais duas cidades de Alagoas atingidas por desastres naturais.

As duas foram incluídas na listagem por estarem enfrentando chuvas intensas. Estas são Matriz de Camaragibe e Tanque D´Arca, que também tiveram situação de emergência decretada pelo governo estadual.

Os municípios se juntam a Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coité do Nóia, Coruripe, Marechal Deodoro, Penedo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Igreja Nova e Passo de Camaragibe que também tiveram emergência decretada.relacionadas_esquerda

O status de "situação de emergência" permite que os municípios solicitem recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

“O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, no uso da competência que lhe foi delegada pela portaria ministerial Nº 1.048, de 28 de maio de 2021, publicada no Diário Oficial da União, seção 1, de 01 de junho de 2021, resolve: Art. 1º reconhecer, sumariamente, a situação de emergência em vários municípios do estado de Alagoas/AL, em função do desastre chuvas intensas”, diz a portaria.

Ao todo, 20 cidades foram declaradas em emergência nesta sexta. Igarassu, Ilha de Itamaracá e São Lourenço da Mata, no Grande Recife, Chã de Alegria e Sirinhaém, na Zona da Mata, e Limoeiro, no Agreste, em Pernambuco e Araranguá, Lages, Lauro Muller e Orleans, em Santa Catarina.

O número de desabrigados ou desalojados em Alagoas voltou a subir nesta quinta-feira, 9, nos municípios que decretaram situação de emergência. O boletim liberado pela Defesa Civil de Alagoas aponta 19.994 pessoas afetadas. Ontem, esse número era de 19.913 pessoas. Quatro mortes foram registradas desde o início das chuvas nos municípios.

Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil, tenente-coronel Moisés Melo, dois óbitos não aparecem no relatório oficial porque Palmeira dos Índios e Campo Alegre, não estão em situação de emergência.

Os dados mostram que 3.491 alagoanos estão desabrigados, ou seja, perderam as casas onde moravam. Outros 16,501 estão desalojados, morando em casas de parentes ou em abrigos disponibilizados pelas prefeituras.

O município de Coruripe é o mais afetado pelas chuvas, com 740 desabrigados e 3.195 desalojados, somando 3.936 pessoas afetadas. Em seguida, a lista é composta por São Miguel dos Campos, que tem 553 desabrigados e 2,352 desalojados. A terceira cidade com mais pessoas prejudicadas é Marechal Deodoro: 120 desabrigados e 1.980 desalojados.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato