R$ 100 MIL

BRK é autuada por lançar esgoto em galerias de águas pluviais de Maceió

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão 01/06/2022 - 18:18

ACESSIBILIDADE

Ascom IMA
Caminhão da BRK foi flagrado tentando solucionar paliativamente um problema de transbordamento
Caminhão da BRK foi flagrado tentando solucionar paliativamente um problema de transbordamento

A BRK Ambiental foi autuada nesta quarta-feira, 1º, pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), por lançar esgoto em galerias de águas pluviais em Maceió. A infração cometida é considerada grave e a autuação chega a R$ 100 mil.

A fiscalização aconteceu após moradores denunciarem o transbordamento de esgoto sem tratamento em diversos pontos dos bairros Jatiúca, Ponta Verde, Jaraguá e Levada.


De acordo com o Instituto, em um dos locais, um caminhão a serviço da BRK tentava esgotar o vazamento para solucionar paliativamente o problema.

O IMA afirma que o auto de infração foi entregue para os representantes da BRK acompanhados por duas intimações.

Uma para, dentro de um prazo máximo de 10 dias, apresentar o relatório sobre o estado de funcionamento de todas estações elevatórias existentes em Maceió no período entre 16 de maio a 1 de junho, apresentando inclusive informações sobre “eventuais interrupções/manutenções” nas mesmas.

A segunda intimação estabelece também o prazo de 10 dias para que a empresa apresente o “plano de contenção para situações de manutenção e/ou outros eventos que resultem no extravasamento da rede de esgoto gerida pela BRK, sob pena de multa”.

O prazo para apresentação de defesa pela autuação conta 20 dias, a partir da data de recebimento.


Encontrou algum erro? Entre em contato