MEIO AMBIENTE

Alagoas segue para fim do desmatamento definitivo e renovação da Mata Atlântica

Por Tamara Albuquerque 26/05/2022 - 17:20
Atualização: 26/05/2022 - 17:41

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Alagoas está entre os cinco estados com crescimento da Mata Atlântica
Alagoas está entre os cinco estados com crescimento da Mata Atlântica

A destruição da Mata Atlântica cresceu 66% entre 2020 e o ano passado em relação ao período entre 2019 e 2020 conforme dados da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Apesar do desastre ambiental, Alagoas aparece entre os Estados onde foi registrado aumento do bioma.

Assim como Alagoas, São Paulo, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são considerados Estados que se aproximavam do fim definitivo do desmate, com desflorestamento menor que 50 hectares. Não se pode afirmar, no entanto, que exista desmate zero.

Houve alta do desmatamento em 15 dos 17 Estados que compõem o bioma, de acordo com o Atlas da Mata Atlântica, levantamento realizado desde 1989. Cinco dos Estados acumularam 89% do desflorestamento verificado: Minas (9.209 hectares), Bahia (4 968 ha), Paraná (3.299 ha), Mato Grosso do Sul (1.008 ha) e Santa Catarina (750 ha). "Fazia muito tempo que não observamos aumento relativo tão alto, havia certa estabilidade", afirma Luis Fernando Guedes Pinto, diretor de conhecimento da SOS Mata Atlântica. "Isso nos acende um alerta enorme." 

Na comparação com o período 2017-2018, quando foi registrada a menor taxa de desmate da série histórica, a elevação agora é de 90%.De acordo com Guedes, alguns fatores têm afetado o bioma, como a derrubada da mata para a criação de pastagens e de mais espaço para culturas agrícolas. Também pesa a pressão da expansão urbana das grandes cidades e no litoral. "Em Estados como Minas e Bahia, a dinâmica é derrubar para criar novas áreas de plantio e pasto, diferentemente de Paraná e Santa Catarina, onde a pressão é a de culturas agrícolas já estabelecidas que aos poucos vão 'comendo' as bordas do que sobrou da mata.

"De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 72% da população brasileira - 145 milhões de pessoas - vivem em áreas que se inserem na Mata Atlântica. As maiores cidades do País, como Rio, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba são alguns dos exemplos.

responderam até 20h30.


Encontrou algum erro? Entre em contato