GAMBIARRA

Procon Maceió notifica empresas de energia, telefonia e internet para ordenar fios em postes

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão 25/05/2022 - 18:22
Atualização: 25/05/2022 - 18:24

ACESSIBILIDADE

Gabriel Moreira/Secom Maceió
Empresas têm um prazo de 20 dias para apresentarem um plano de adequação às normas
Empresas têm um prazo de 20 dias para apresentarem um plano de adequação às normas

Devido ao excesso de cabos e fios nos postes, o Procon Maceió notificou, nesta quarta-feira, 25, a Equatorial Energia Alagoas e todas as empresas de telefonia e a associação de provedores de Internet que operam em Maceió.

De acordo com o órgão, a medida foi tomada após inúmeras denúncias da população.

O diretor-executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, afirmou que as empresas que exploram atividade econômica e fazem uso de postes para fixação de seus equipamentos para fornecimento dos serviços de internet, energia, TV a cabo, telefonia e correlatas estão causando uma série de transtornos e colocando a segurança da população em risco.

As empresas notificadas têm o prazo de 20 dias para apresentarem um plano urgente e imediato de retirada dos fios e gambiarras que possuem nos postes da capital e adequar as estruturas dentro das normas técnicas.

"A ausência de aplicação das normas técnicas para com esses equipamentos está trazendo risco a toda sociedade, não tanto pela possibilidade de interrupção do serviço, mas a questão principal é risco iminente de morte", explicou Leandro.

Caso as empresas não apresentem ou não cumpram o plano, apresentado por elas, podem ser geradas multas de até R$ 9 milhões, a depender da capacidade jurídica da empresa e dos danos causados ao consumidor.


Encontrou algum erro? Entre em contato