ALAGOAS

Órgãos divulgam balanço parcial de ocorrências causadas pela chuva

Pelo menos 95% dos municípios alagoanos estão em atenção
Por Bruno Fernandes com Agência Alagoas 25/05/2022 - 12:44

ACESSIBILIDADE

Cortesia ao Jornal Extra de Alagoas
Centro de Rio Largo amanheceu em alerta e 41 pessoas foram resgatadas
Centro de Rio Largo amanheceu em alerta e 41 pessoas foram resgatadas

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL) e da Defesa Civil divulgaram no começo da tarde desta quarta-feira, 25, o balanço de algumas das ocorrências para as quais foram acionados desde a madrugada devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a noite de ontem.

De acordo com os órgãos, ainda não se tem um total de quantas ocorrências foram registradas somadas a todas as defesas civis municipais e Corpo de Bombeiros, mas em Maceió, por exemplo, 103 ocorrências, sendo 27 deslizamentos apenas durante o período da manhã.

Em Rio Largo, o Corpo de Bombeiros Militar resgatou 41 pessoas que ficaram ilhadas por causa da inundação. Entre as pessoas retiradas, estava uma idosa acamada de 73 anos. No interior da residência, o nível da água chegou a um metro e meio de altura. Após o resgate, a senhora recebeu atendimentos médicos por uma equipe da Prefeitura municipal.

Na cidade de Penedo, os bombeiros militares resgataram seis pessoas que ficaram sob os escombros de uma casa que desabou no bairro Mar Vermelho. Alagamentos também foram registrados no município do Baixo São Francisco e em outras cidades do estado.

Em Jacuípe, por exemplo, algumas ruas ficaram alagadas após o nível do Rio Jacuípe subir. Nas proximidades de uma das entradas da cidade o rio também transbordou.

O nível dos rios Mundaú, Paraíba e Porangaba também preocupa. Este último já atingiu a pista de acesso ao povoado que tem o mesmo nome. De acordo com o alerta hidrológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o nível do Rio Mundaú está em elevação e poderá transpor a sua calha principal, impactando os municípios de União dos Palmares, Branquinha, Murici e Rio Largo durante esta quarta.

Alagamentos e deslizamentos de barreiras também foram registrados em Maceió. Algumas das principais avenidas da Capital ficaram cheias de água por causa das chuvas. Ainda segundo a Semarh, as chuvas intensas acompanhadas de ventos devem se estender até quinta-feira, 26, nas regiões do Agreste, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata.

O coordenador da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Moisés Melo, afirmou que o órgão está em alerta, já que a previsão é que continue chovendo. “Estamos monitorando constantemente, pois praticamente 95% dos municípios alagoanos estão em atenção. Deve chover em todo o estado e pode haver transbordos de rios e mais prejuízos causados pelas fortes chuvas”, disse.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato