SITUAÇÃO DE RISCO

Chuvas intensas elevam níveis dos principais rios de Alagoas

Arapiraca, no Agreste, já registra lotação em abrigo para famílias desalojadas
Por Tamara Albuquerque 25/05/2022 - 10:01
Atualização: 25/05/2022 - 12:03

ACESSIBILIDADE

Cortesia
Rio Jacuípe transbordou com as chuvas que caem desde ontem
Rio Jacuípe transbordou com as chuvas que caem desde ontem

O boletim meteorológico divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos alerta para a continuidade das chuvas nesta quarta-feira, 25, podendo se estender por mais 24 horas. O quadro do clima desenhado pelos equipamentos mostra os riscos de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana. As chuvas já provocam cheias em pequenos riachos e elevação dos níveis das principais bacias hidrográficas de Alagoas.

"As condições atmosféricas sobre a Região Nordeste do Brasil permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas acompanhadas de ventos sul/sudeste com intensidade moderada a forte nas regiões do Agreste, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata de Alagoas", diz o documento.

Já foram registrados acumulados significativos em diversos municípios destas regiões ambientais. "A continuidade das chuvas aumenta o risco de deslizamentos em áreas de encosta", alerta a secretaria. 

Interior

O rio Jacuípe transbordou na manhã desta quarta-feira (25) com o grande volume de chuvas que caem desde ontem. As águas do rio transpuseram sua calha e invadiram povoados ribeirinhos no município Jacuípe e ruas no centro da cidade. Há desalojados.

O Jacuípe corta Campestre, Novo Lino e Colônia Leopoldina, que já estão em alerta para inundação. A previsão é de continuidade das chuvas durante todo esta quarta-feira na região.

Na região de Traipu, a chuva afetou, ontem, o tratamento de água do Sistema Adutor do Agreste, obrigando a adoção de medidas de controle na captação de água. O volume das precipitações provocou alterações na cor e na turbidez da água bruta captada na estação, o que deve afetar o abastecimento nas cidades.

Arapiraca

A inundação de casas em vários pontos do município de Arapiraca deixou dezenas de famílias desalojadas. Nesta manhã, moradores dos bairros afetados foram conduzidos ao alojamento no Ginásio João Paulo, mas a capacidade já está esgotada. O município e órgãos como a Defesa Civil Municipal, terão reunião neste momento para abrir novo local de abrigo. Moradores de rua também estão sendo recolhidos.

Segundo a funcionária Samila Alves, da Defesa Civil, a situação é crítica também na zona rural. O Rio Perucaba transbordou na madrugada e deixou famílias desalojadas no povoado de Olho D'Água dos Cazuzinhos. Neste momento, equipes do órgão estão empenhadas em fazer o resgate dos moradores, que devem ser levados para novo abrigo.


Encontrou algum erro? Entre em contato