PROCESSO DE 2013

Justiça decide na quarta-feira o futuro de cinco mil empregos da Usina Uruba

Renovação de contrato de arrendamento está emperrada e tem inviabilizado investimentos
Por Assessoria 23/05/2022 - 15:07
Atualização: 23/05/2022 - 15:08

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Audiência será realizada por comissão de juízes
Audiência será realizada por comissão de juízes

Uma audiência na Justiça, prevista para o dia 25 de maio, deverá decidir o futuro de aproximadamente 5 mil empregos na Usina Uruba. A renovação do contrato de arrendamento entre a Cooperativa Agrícola do Vale do Satuba (Copervales) e a massa falida da Laginha Agro Industrial S.A., que pertencia ao Grupo João Lyra, está travada, o que pode inviabilizar investimentos e, consequentemente, o funcionamento da indústria.

A audiência será realizada pela comissão de juízes responsável pelo processo falimentar do grupo. Embora a Copervales tenha se mostrado viável e o arrendamento da Usina Uruba tenha garantido um investimento de cerca de R$ 46 milhões no parque industrial, não houve avanços significativos no processo de renovação do contrato. Para que a Usina Uruba siga produtiva, será necessário um novo investimento de aproximadamente R$ 30 milhões.

O atraso no processo de renovação do contrato de arrendamento deverá ter reflexo na próxima safra de cana-de-açúcar. É que, devido ao ciclo da cana-de-açúcar, faz-se necessário o plantio de novas mudas.

Sem a garantia de continuidade, os produtores rurais cooperados temem não ter retorno do alto investimento necessário. Na safra 2021-2022, a Copervales bateu recorde de produção, ultrapassando 856 mil toneladas de cana moídas.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato